Universo do Cuidado

12. dezembro 2018

Atividades para fazer com o recém-nascido

Atividades para fazer com o recém-nascido

Até os 3 anos de idade, as crianças passam por uma incrível fase de desenvolvimento cognitivo, físico e emocional. É uma etapa única na vida em termos de velocidade de desenvolvimento.

Os pais têm papel fundamental para incentivar o bebê nesta fase tão especial, realizando atividades e brincadeiras que favoreçam o desenvolvimento infantil!

É importante lembrar também que quando você brinca e interage com o seu pequeno, mostra a ele que está perto, que tem interesse e que o afeto entre vocês é grande.

Cantar

Nada é mais simples e prazeroso do que cantar para o seu filho. A voz fortalece o vínculo e ajuda a criança a compreender os sons, pois recebe forte estímulo sensorial.

Você pode criar uma música só de vocês para repetir sempre. Além disso, delicadamente pegue a mãozinha do bebê para bater palmas enquanto canta.

Espelho

Espelho

Nesta fase, o bebê pode começar a se interessar por espelhos. Por isso, utilize um para mostrar o rosto dele e aproveite para conversar, fazer caretas e apontar para os seus olhos, ouvidos, boca e nariz.

Brincar de bruços

Você pode colocar o bebê sobre a cama ou sobre um tapete no chão. Em seguida, coloque um brinquedo colorido na frente dele. Ele ainda não conseguirá pegá-lo, mas as cores serão divertidas de olhar. Brinquedos com música e luzes podem ser interessantes também, mas tenha cuidado para não estimular a criança em excesso.

Esconde-achou

Esconde-achou

Essa brincadeira é ótima para dar segurança ao seu filho. Só a partir de oito meses de idade o bebê desenvolve o sentido de permanência do objeto. Ou seja, antes disso ele pensa que se não vê algo ou alguém, é porque não existe.

Em outras palavras, essa atividade ensina ao bebê que um objeto ou pessoa existe mesmo estando fora do seu campo de visão. Se você brinca de esconde-achou com ele desde pequenininho, a ansiedade da separação diminui e, futuramente, isso facilitará a adaptação escolar e fará o bebê entender que os pais saem para trabalhar, mas voltam para casa.

Mostrando objetos

Mostrando objetos

Ande pela casa ou pelo jardim e mostre os objetos para ele. Lembre-se de falar o nome das coisas, e se possível, deixe o bebê explorá-las.

Cesto dos tesouros

Em um cesto, coloque vários objetos seguros da casa e incentive o seu filho a desenvolver o seu espírito de explorador!

 

Veja também: Estimular a imaginação das crianças

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário