Universo do Cuidado

07. novembro 2018

Por que ir ao dentista no pré-natal é importante?

Por que ir ao dentista no pré-natal é importante?

A gravidez está relacionada a várias mudanças no corpo e alguma delas podem afetar a saúde bucal da mulher. Por isso, as diretrizes do Ministério da Saúde recomendam que a gestante marque consultas com o odontologista logo no pré-natal.  

Confira a seguir os motivos para cuidar da saúde bucal durante a gestação.

Uma melhor gestação

Durante a gravidez, os dentes e gengivas precisam de cuidados especiais. Manter uma higiene bucal adequada, usar o fio dental diariamente, ter uma alimentação equilibrada e fazer visitas periódicas ao dentista são medidas que ajudam a reduzir os problemas dentários que acompanham a gestação.

Quando ir?

Quando ir ao dentista durante a gravidez

O ideal é que a mulher passe por uma consulta ainda enquanto planeja ter um filho. Dessa forma, poderá realizar todos os procedimentos necessários sem maiores preocupações.

Durante a gravidez, as consultas devem começar junto com o pré-natal. O intervalo entre uma visita e outra dependerá da necessidade de cada gestante. Contudo, se for preciso um procedimento mais invasivo, o ideal é que seja realizado no segundo trimestre de gestação. 

Alterações bucais

Durante a gestação, esteja atenta a alterações na gengiva e na mucosa, sangramentos e manchas nos dentes. É importante avisar ao dentista se uma situação assim ocorrer.

Alterações bucais durante a gestação

É normal sentir alguns incômodos gástricos na gravidez. Estes episódios deixam o pH da boca mais ácido, podendo afetar os dentes. Por isso, os profissionais dessa área indicam que, após a regurgitação, seja feito um bochecho com água e, 15 minutos depois, uma boa escovação.

O corpo da mamãe começa a produzir uma quantidade maior de hormônios, que podem aumentar as chances de inflamações na gengiva. Procure manter seus dentes sempre limpos, especialmente na área em que a gengiva e os dentes se encontram, para reduzir as inflamações. Além disso, é indicado evitar os doces e consumir alimentos integrais, verduras e frutas frescas.

Quando ir ao dentista

 

Veja também: Como se sentir mais bonita na gravidez

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário