Universo do Cuidado

17. julho 2020

6 coisas que toda grávida precisa saber

6 coisas que toda grávida precisa saber

É completamente natural surgirem dúvidas sobre a gestação. Afinal, é uma nova fase que se inicia, e estar atento às mudanças físicas e mentais deste momento auxilia a lidar com cada etapa da melhor forma. Alguns hábitos antigos vão mudar, pois o que você faz pode afetar diretamente o bebê.

Mas fique tranquila, você não está sozinha, reunimos respostas e dicas úteis para ajudar a manter você e seu bebê felizes e saudáveis. Leia seis coisas que toda grávida precisa saber.

Posso praticar esportes?

A prática esportiva durante a gestação é altamente recomendada. Exercícios físicos dão mais prazer, energia e fazem bem para a saúde da mãe e do bebê. A dica é consultar um médico especialista para analisar quais tipos de atividades são indicadas, de acordo com o período de gravidez em que você se encontra.

Vou ter alterações de humor?

Variações de humor são comuns durante a gestação. O aumento da produção hormonal e o desenvolvimento do bebê geram mudanças físicas externas e internas nas gestantes. Entre elas estão alterações na textura das unhas, nos fios de cabelo e nas funções do sistema endócrino, fazendo com que os sentimentos fiquem mais aflorados. Para manter as emoções equilibradas, busque hábitos saudáveis, coma bem, exercite-se e descanse.

Quando o bebê começa a mexer?

A gestante começa a sentir o bebê mexendo entre a 16ª e a 20ª semana de gestação – ou seja, entre o mês 4 e 5. Muitas mamães relatam que a sensação da primeira vez que isso acontece é como peixes nadando, bolhas de ar ou um ronco no estômago.

Sentirei dores?

Com o bebê crescendo em peso e tamanho dia após dia, o desconforto também tende a aumentar. O local das dores varia de pessoa para pessoa, mas muitas mulheres relatam incômodo nas costas, pernas, nervo ciático e pés. Lembre-se, caso sinta qualquer variação estranha, contate seu médico para esclarecer as dúvidas.

Como funciona o pré-natal?

O pré-natal é a assistência médica profissional prestada à gestante durante os nove meses de gravidez, visando avaliar a saúde e o desenvolvimento da mulher e do bebê. Faça consultas regulares ao obstetra, desde a confirmação da gravidez até 40 dias após o nascimento. Do início ao sexto mês, as consultas podem ser mensais, depois é indicado que sejam quinzenais e, no último mês, semanais.

curiosidade sobre gravidez - SEPAC

Quando consultar um pediatra?

Logo nos primeiros dias de vida do bebê, recomenda-se a consulta com o pediatra para uma avaliação precisa da saúde do pequeno. Porém, desde a maternidade você receberá orientações sobre os cuidados iniciais, amamentação e higiene.

Aproveite este momento de descobertas e busque uma rede de apoio com médicos, amigos, outras mães e familiares. Estar rodeado de pessoas facilita a rotina, conforta e faz de cada etapa uma nova vivência.

Leia também: Como limpar corretamente os brinquedos das crianças

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário