Universo do Cuidado

03. julho 2020

9 passos para desenvolver a felicidade nas crianças

9 passos para desenvolver a felicidade nas crianças

O afeto e a presença ativa da família no crescimento do bebê são de suma importância para o desenvolvimento social. Cada momento partilhado é capaz de influenciar nas decisões futuras dos pequenos e cabe aos pais perpetuar o sentimento de felicidade e realização a cada nova descoberta. Veja 9 passos para desenvolver a felicidade nas crianças.

Ensine o valor do perdão

Se alguém ofende seu filho na escola, por exemplo, ao contrário de incentivá-lo a revidar, ensine que o perdão é necessário e que devemos respeitar o outro, sem magoar ou machucar as pessoas.

Brincar faz as crianças felizes

É durante as brincadeiras que a criança expressa e desenvolve a criatividade, os talentos, aprendizados e gostos, para conhecer a si própria. A infância é um momento especial na vida dos pequenos.

Tudo bem fazer nada

Certifique-se de que o tempo livre dos pequenos seja preenchido com pequenas tarefas e momentos em que ele possa fazer o que gosta, mesmo que seja fazer nada.

Defina metas

Definir pequenas metas gera motivação e auxilia na tomada de decisões. Comemore junto cada objetivo atingido pela criança, você sentirá prazer em compartilhar cada nova vitória.

Pratique a gentileza

A melhor forma de ensinar é demonstrar através de gestos e ações no dia a dia. Um carinho, um afeto, uma palavra amável ou um sorriso. Desta forma a criança terá exemplos positivos para seguir e crescerá tendo a gentileza como algo natural na vida.

Cultive boas amizades

Os amigos contribuem na construção do caráter, auxiliam na troca de experiências e fazem com que a criança vivencie realidades diversas. Desta forma, ela será capaz de tomar melhores decisões, descobrir novos gostos e desenvolver competências.

afeto e família - SEPAC

Seja otimista

Mostre o lado positivo da vida, ensine a ser uma pessoa otimista e a tirar o maior proveito de cada experiência, encarando as adversidades como oportunidades para aprender e crescer.

Amor

A ligação afetiva entre pais e filhos contribui para que a criança construa o sentimento de pertencimento ao lugar, desenvolvendo um laço de amor incondicional em que ela se sente segura, apoiada, reconhecida e amada.  Esses sentimentos são a base para uma vida feliz.

Reforço positivo

A aprovação e o apoio continuado dos pais e professores perante cada tarefa realizada pela criança reforçam a ligação emocional, fazendo com que ela busque melhorar a cada nova tentativa. Quando a criança identifica as suas ações, desenvolve consciência moral e sente-se melhor consigo.

A felicidade é uma construção diária e deve ser incentivada em todas as situações. Pais, professores e familiares têm papel fundamental na transmissão de valores aos pequenos, auxiliando na educação e no desenvolvimento pessoal.

Leia também: Quando a criança começa a fazer coisas sozinha

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário