Universo do Cuidado

25. setembro 2019

A importância das amizades na infância

A importância das amizades na infância

As amizades na infância são essenciais para o desenvolvimento infantil e é função dos pais estimular essas relações. Confira os benefícios que o contato com outras crianças pode oferecer ao seu filho!

Autoconhecimento

A troca de experiências e sentimentos com outras crianças faz com que o seu filho entenda melhor a si mesmo. Ele consegue identificar as suas preferências, desde comidas e brincadeiras, até com quais pessoas tem mais afinidade.

Habilidades emocionais e sociais

Durante a infância, a criança aprende a lidar com as diferenças sociais. Ela passa a entender que as pessoas são únicas e que é preciso respeitá-las.

Senso de pertencimento

Ao conviver com outras crianças da mesma faixa etária, o pequeno se sente parte de algo e desenvolve o seu senso de comunidade.

Criatividade

As amizades na infância - BabyBoo

Brincar e conversar com os amigos permite que o seu filho explore a imaginação para inventar histórias e atividades. Isso o ajudará a pensar em soluções criativas para as situações futuras.

Dividir

Aos poucos a criança passará a entender que precisa dividir os brinquedos com os amigos, pois cada um tem a sua vez de brincar.

Lidar com desapontamentos

Num grupo de amigos, é comum que ocorram conflitos e possíveis desapontamentos. Portanto, desde cedo as crianças precisam aprender a lidar com essas situações de maneira saudável.

Empatia

Os benefícios da amizades na infância - BabyBoo

Com as amizades, as crianças desenvolvem empatia pelo outro e começam a demonstrar solidariedade pelo amigo.

Todos esses aprendizados estimulam características como sociabilidade, autonomia, altruísmo, autoestima e cooperação. Além disso, contribuem com a formação da personalidade e do caráter da criança. Estes atributos adquiridos ainda na infância se refletem inclusive durante a vida adulta.

Veja também: Crianças e a natureza: como estimular esse contato

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

1 comentário

Deixar um comentário