Universo do Cuidado

13. março 2019

Como amenizar o desconforto do nascimento dos primeiros dentes

Como amenizar o desconforto do nascimento dos primeiros dentes

O surgimento dos primeiros dentinhos do bebê ocorre geralmente por volta dos seis meses de idade. A erupção na gengiva pode ser desconfortável, por conta da dor e da coceira.

Confira dicas de como amenizar o desconforto causado pelo nascimento dos dentes de leite!

Mordedores

Mordedores

Nessa fase, os bebês sentem necessidade de morder mais para ajudar a romper a gengiva e amenizar a coceira. Por isso, os mordedores produzidos para essa finalidade são ótimos aliados durante o processo. Outra dica é deixar os mordedores na geladeira, sempre muito bem higienizados, pois a baixa temperatura tem efeito anestésico e alivia a dor.

Massagem na gengiva

Massagem na gengiva

Fazer massagem na gengiva do bebê também ajuda a aliviar o incômodo. Para colocá-la em prática, higienize as mãos adequadamente, envolva o dedo indicador em uma gaze embebida em soro fisiológico gelado e massageie a gengiva do bebê.

Gel anestésico

Se a criança estiver muito incomodada, os pais podem fazer uso de gel anestésico próprio para bebês. Mas é importante conversar com o pediatra para verificar se ele acha adequado para o seu pequeno. Além disso, vale lembrar que o alívio proporcionado pelo gel é breve.

Dedeiras de silicone

Dedeiras de silicone

As dedeiras de silicone são indicadas para higienizar a boca do bebê após a amamentação, antes do nascimento dos dentes de leite. Além disso, também funcionam como um ótimo massageador.

Higienização

Muitas mamães devem ter a seguinte dúvida: quando começar a escovar os dentes do bebê? A verdade é que a higiene bucal deve começar antes mesmo de surgir os primeiros dentes. O procedimento pode ser realizado com uma gaze umedecida e, após a erupção, pode ser utilizada a dedeira de silicone.

Distração

Além destes métodos, uma alternativa para que o bebê esqueça a dor e a coceira é distraí-lo com brincadeiras. Se funcionar, ao menos momentaneamente ele ficará mais relaxado.

Veja também: Brincadeiras clássicas e o que elas podem ensinar

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

2 Comentários

  • Lu Andrade

    março 14, 03 2019 03:18:39

    Adorei as dicas

Deixar um comentário