Universo do Cuidado

03. abril 2019

Como contar o tempo de gestação em semanas?

Como contar o tempo de gestação em semanas?

Todo mundo sabe que uma gravidez dura, em média, 9 meses. Mas assim que a mulher descobre que será mamãe e passa a frequentar as consultas do pré-natal, ela constata que o obstetra não conta o tempo de gravidez em meses, mas sim em semanas.

Para quem é principiante no assunto, pode parecer complicado. Por isso, preparamos esta matéria com mais informações. Confira!

Qual o motivo?

Porque contar o tempo de gestação em semanas - BabyBoo

Existe uma razão para os médicos contarem o tempo de gravidez em semanas: as mudanças no corpo da mulher e no desenvolvimento do bebê são muitas e ocorrem de forma relativamente rápida. Em um único mês, principalmente na primeira metade da gravidez, acontecem muitas alterações importantes e esse método de contagem nos permite definir com mais precisão o tempo de cada uma.

Por exemplo: o óvulo fecundado implanta-se na parede do útero na 3ª semana; o coração forma-se na 4ª; o embrião passa a ser visível na ultrassonografia na 5ª semana; os olhos surgem na 6ª; o bebê começa a se movimentar na 7ª semana… Se o médico contasse a gestação em meses, faltaria precisão para avaliar o tempo destas mudanças.

Como calcular a gestação em semanas

A maneira mais correta de calcular o tempo de gravidez é por meio do dia da concepção. Entretanto, o espermatozoide permanece viável dentro do aparelho reprodutor feminino de 5 a 7 dias após a relação sexual.

Assim, para tornar o cálculo mais simples, foi determinado que a contagem se inicia no primeiro dia da última menstruação, que possui a sigla DUM – Data da Última Menstruação. Se a gestante não recordar esta data, pode-se estimar o tempo de gravidez pelo tamanho do útero ou por ultrassom, por exemplo.

Para facilitar a compreensão, imagine a seguinte situação: uma mulher descobriu que está grávida em 20 de março e sabe que o primeiro dia da sua última menstruação foi 6 de fevereiro. Para calcular a idade gestacional, consideramos o dia 6 de fevereiro como o primeiro dia da gravidez, mesmo ela não estando efetivamente grávida nessa data.

Portanto, a 1ª semana de gestação vai até 12 de fevereiro, a 2ª vai até 19 de fevereiro e assim por diante.

Como contar o tempo de gestação em semanas - BabyBoo

Confira na imagem a relação do número de semanas com os meses:

Tempo de gestação em semanas - BabyBoo

Veja também: Dicas para escolher o nome do bebê

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

6 Comentários

  • Selma

    abril 04, 04 2019 05:01:45

    Adorei a matéria .

  • Nayane lima de melo Naya

    novembro 08, 11 2019 02:21:40

    Gostei

    • Universo do Cuidado

      novembro 08, 11 2019 09:14:47

      Continue acompanhando o nosso blog, Nayane. Toda semana tem conteúdo novo!

  • Miranda

    outubro 22, 10 2020 11:55:25

    Gente muito obrigada por esse conteúdo, vai me ajudar muito era o que eu estava procurando mesmo, desejo que Deus te abençoe muito mais para que você possa trazer conteúdos com esse regularmente porque isso ajuda muita gente. Meus parabéns por seu trabalho.

Deixar um comentário