Universo do Cuidado

17. julho 2019

Como estimular o bebê a falar

Como estimular o bebê a falar

Nas primeiras semanas de vida, os bebês expressam suas vontades por meio dos sinais e expressões corporais. Mas, ao longo dos meses, começam a pronunciar as suas primeiras palavras. Confira algumas atitudes que estimulam o desenvolvimento da fala do bebê.

Converse com o bebê

Além de estreitar o vínculo entre pais e filho, conversar, cantar e ler para os pequenos incentiva o hábito da fala. É muito importante pronunciar corretamente as palavras e conversar de forma natural, sem tornar a voz mais aguda ou usar diminutivos. Isto porque os bebês tentam imitar os sons que ouvem e, se aprenderem errado, pode ser trabalhoso corrigi-los.

Ler para estimular o bebê a falar - BabyBoo

Também é fundamental manter o contato visual enquanto fala com a criança, para que o incentivo seja mais caloroso e ela possa ver o movimento da boca, entender o modo como o som é produzido e tentar imitar.  

A fase inicial é ainda um bom momento para ensinar um segundo idioma para o bebê.

Ajuda do irmão mais velho

Os bebês aprendem mais rápido com o auxílio de outras crianças. Por isso, peça ajuda ao irmão mais velho para que ele converse com o pequeno. Além de cooperar, o bebê se sentirá mais importante e acolhido.

Estimular o bebê a falar - BabyBoo

Estimule o bebê a falar

Algumas crianças costumam aprender a apontar quando desejam comida, brinquedos e outras coisas. Nesses casos, é importante que os pais incentivem a criança a falar o que ela quer, para que ela entenda que a comunicação oral é necessária. Se o bebê ainda não conseguir falar, os pais podem verbalizar a palavra antes de entregar o que ele deseja.

Brinque bastante

As brincadeiras são grandes aliadas na hora do aprendizado. Além disso, auxiliam os pais a conhecerem melhor o seu filho.

Veja também: Bebê que dorme demais: devo acordá-lo para amamentar?

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

1 comentário

Deixar um comentário