Universo do Cuidado

23. maio 2018

Cuidando do cabelo do bebê

Cuidando do cabelo do bebê

Os cuidados capilares com o bebê geram muitas dúvidas nos pais de primeira viagem: como cortar os cabelos, em que momento e quais produtos utilizar nas crianças são alguns dos questionamentos mais comuns. Mas a tarefa pode ser mais simples do que parece. Confira dicas de como cuidar dos cabelos de seu bebê.

Hora de lavar

Ao lavar os cabelos do pequeno, cante uma música para que ele se tranquilize, e mostre as bolhas de sabão e brinquedos apropriados para o banho. A frequência ideal para lavar o cabelo de um bebê é de, pelo menos, três vezes por semana. Utilize somente produtos destinados a esse fim e apropriados à idade da criança.

 

Os olhos do recém-nascido ainda estão em desenvolvimento. Em relação a uma pessoa adulta, ele pisca menos e produz uma quantidade menor de lágrimas, por isso, procure curvar a criança para trás no momento de aplicar e enxaguar o xampu e o condicionador.

 

Após a lavagem

Prefira usar um pente de dentes largos no lugar da escova, e desfaça delicadamente os nós dos cabelos do bebê enquanto ainda estão molhados. Se possível, lave de dia, para que os fios sequem naturalmente ao longo da manhã ou da tarde.

 

Fios muito finos e/ou cacheados

Cabelos assim costumam ter mais embaraço e nós, o que exige ainda mais atenção na hora de penteá-los. Uma alternativa é utilizar produtos com agentes desembaraçantes apropriados para bebês, como os cremes infantis para pentear.

 

Por que o cabelo do bebê cai?

É natural que ocorra a queda do cabelo do recém-nascido, e isso acontece a partir dos quatro meses de vida. Depois desse período, novos fios nascerão e podem, ainda, ganhar um formato e coloração diferentes: um bebê de cabelos cacheados pode adquirir fios lisos e a criança loira pode vir a ter cabelos morenos. Essa variação ocorre até aproximadamente os três anos de idade, quando se pode ter uma ideia de como será o cabelo definitivo da criança.

 

Cabelos encaracolados crescem menos?

Esse é um mito muito comum de se ouvir e é apenas uma impressão que os pais têm. Independentemente do tipo de cabelo, a média de crescimento de todo ser humano é de 1,2 cm a cada mês. Se esticarmos os fios crespos ou encaracolados, é possível perceber que eles crescem tanto quanto os lisos.

 

Cortando os cabelos

A distração é o segredo para que o corte de cabelo seja um momento tranquilo para todos. Assim como o momento da lavagem, procure tornar esse processo divertido, cantando para o bebê e ficando ao seu lado. O toque dos pais acalma a criança e fortalece ainda mais os vínculos afetivos, trazendo segurança para a hora do corte.

 

Por fim, elogie seu filho sempre que cuidar de seus cabelos, para criar um reforço positivo desse momento. Com os produtos corretos e o seu carinho, os cuidados com o cabelo do bebê são uma oportunidade de interação e de troca afetiva muito importante para o desenvolvimento da criança.

 

Veja também: Cuidados com o umbigo do bebê

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

5 Comentários

  • Marilene Queiroz

    maio 23, 05 2018 09:51:57

    Mau filho tem cabelo cacheado

  • Olandina

    maio 23, 05 2018 10:10:42

    Gostei bastante, tem muitas informações importantes.

  • Ana Paula

    maio 23, 05 2018 10:46:56

    Gostei das dicas. Já cantava na hora do banho, mas pentear era de escova.

  • Inocência Maria

    maio 24, 05 2018 04:58:16

    amei muito os ensinamentos quero aprender mais …

Deixar um comentário