Universo do Cuidado

13. novembro 2017

A independência dos 2 anos

A independência dos 2 anos

Entre 1 ano e meio e 3 anos, acontece a fase conhecida como “adolescência” do bebê. Este é um período de independência, pois a criança passa naturalmente por muitas mudanças. Tenha paciência e saiba como agir.

Criar independência é natural para o ser humano, e na “adolescência” do bebê não é diferente. É o momento em que eles começam a comer, segurar copos e andar ou engatinhar sozinhos. Para garantir a segurança, esteja sempre por perto e não hesite em mostrar o que é certo e errado e em dizer “não” para as decisões dele. Imponha respeito, sem agressividade.

A independência dos 2 anos

Nesta época, as crianças acreditam ter autonomia e tornam-se mais críticas. Elas podem passar a desobedecer às imposições dos adultos e tentar chamar a atenção com gritos e agressões.

O que fazer nestas situações?

Lembre-se de manter a calma. Quando você demostra que está irritado, faz com que a criança pense que conseguiu o que queria.

  • Antes de sair de casa, converse com seu filho sobre para onde estão indo e como ele deve se comportar, definindo consequências caso descumpra com o combinado.
  • Se a criança fizer birra, ignore. Ela não terá sua atenção e perceberá que não adianta repetir o comportamento.
  • Caso seu filho esteja mais agressivo, batendo nos adultos ou em outras crianças, avalie o que o incomoda e converse de igual para igual. Dica: abaixe-se na altura dele, olhe nos olhos e diga que entende, mas que sua atitude não está correta.

Manter a tranquilidade e fazer o pequeno se acalmar são os pontos-chave de uma boa convivência nessa fase.

Veja também: A partir de quantos meses o bebê pode viajar?

 

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

2 Comentários

Deixar um comentário