Universo do Cuidado

04. outubro 2017

Musicalização para bebês

Musicalização para bebês

Elemento cultural que inspira pessoas desde que nascem, a música é a arte de combinar sons e melodias que surgiu, possivelmente, na pré-história. Usada também como forma terapêutica, quando apresentada a recém-nascidos, tem a função de despertar os sentidos e aguçar o desenvolvimento dos bebês.

Por que musicalização para bebês?

A musicalização para bebês apresenta diversos benefícios:

  • Desenvolvimento da linguagem: por mais que a criança ainda não esteja sendo alfabetizada, o contato com as vozes e palavras cantadas ajuda no entendimento da língua.
  • Ritmo: enquanto está crescendo, ouvir música aprimora a concepção de ritmo da criança.
  • Coordenação motora: assim como tocar um instrumento, ouvir música ajuda na coordenação do corpo. Além disso, quando a criança possui brinquedos musicais, desenvolve e exercita seus movimentos motores finos, como os dos dedinhos ao tocar violão.
  • Memória: crianças estimuladas com composições desde cedo possuem melhor noção de atenção, memória e autocontrole, segundo pesquisa realizada na Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos.
  • Criatividade: oferecer instrumentos e brinquedos musicais às crianças faz com que elas criem intimidade com os objetos e entendam que deles saem diferentes sons. Após certo tempo explorando, é possível que a criança passe a criar e inovar.

A partir de que idade o meu bebê pode ir às aulas de música?

Quanto antes, melhor. Isto porque as aulas de musicalização para crianças bem pequenas promovem a socialização através do som.

Estimulando seu filho a ter contato com a música desde cedo, através de profissionais especializados, você ajuda no seu crescimento e desenvolvimento.

Cantar para o bebê

Os pais também podem cantar para o bebê em casa, sempre que puderem. Antes de dormir ou após a amamentação, a voz fortalece o vínculo e ajuda a criança a compreender os sons, pois recebe forte estímulo sensorial.

Além destas vantagens, a música pode ajudar a acalmar bebês muito agitados, melhorando o bem-estar de toda a família. Que tal estimular novos hábitos?

Veja também: Brincadeiras e o desenvolvimento infantil

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

2 Comentários

Deixar um comentário