Universo do Cuidado

27. dezembro 2019

O que os bebês querem nos dizer quando choram?

O que os bebês querem nos dizer quando choram?

Nos primeiros meses de vida, os bebês precisam se comunicar por meio de sinais, e o choro é o principal deles. No começo, pode haver dificuldade para identificar exatamente o que o bebê precisa. Mas com o passar do tempo, os pais começam a distinguir melhor cada tipo de choro. Confira os motivos mais comuns para o choro dos pequenos.

Fome

Esta é a causa mais comum para um bebê chorar e, quanto mais novo ele for, maior a probabilidade de estar com fome. Isso porque o estômago do recém-nascido sustenta uma quantidade pequena de leite, fazendo com que ele precise se alimentar com mais frequência.

Antes de chorar por estar com fome, o bebê apresenta sinais como colocar a mão na boca e ficar inquieto procurando algo.

Fralda

Alguns bebês gostam de ser trocados quase imediatamente. Se o seu filho estiver chorando, verifique a fralda BabyBoo dele e troque-a se necessário.

Sono

O que os bebês querem dizer quando choram - BabyBoo

Os bebês conseguem permanecer acordados por curtos períodos de tempo e, quanto mais cansados, mais irritados e agitados eles ficam. Como consequência, os pequenos têm dificuldades para dormir e, por isso, choram.

Cólica

O sistema digestivo do bebê ainda está se desenvolvendo e isso pode gerar incômodos, como gases e cólicas, ocasionando o choro. Existem diversas maneiras de aliviar as cólicas do pequeno, entretanto, se o desconforto for muito frequente, é importante consultar o pediatra.

Temperatura

Diversos fatores podem fazer o bebê chorar durante a troca da fralda, mas geralmente isso acontece porque eles estão pouco acostumados ao contato do ar com a pele ou porque estão sentindo frio. Por outro lado, se o pequeno estiver agasalhado demais, também irá chorar.

Para saber se o bebê está com frio ou calor, sinta a temperatura da barriga, peito, costas ou cabeça. 

Dentes

Crescimento dos dentinhos - BabyBoo

Os primeiros dentinhos costumam nascer entre o 4º e o 7º mês e podem incomodar bastante alguns bebês. Caso seu filho esteja chorando mais do que o normal, verifique se há erupções na gengiva do pequeno. Se sim, confira maneiras de amenizar o desconforto do nascimento dos dentes de leite.

Se o pequeno continuar chorando mesmo depois de checar todos os motivos citados anteriormente, é válido conversar com um profissional da saúde para garantir o bem-estar da criança.

Veja também: Cuidados essenciais para o recém-nascido

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário