Universo do Cuidado

12. agosto 2019

Preparativos para a chegada do bebê

Preparativos para a chegada do bebê

Com a confirmação da gravidez, muitas coisas precisam ser planejadas durante os nove meses de gestação. Confira uma lista com os principais preparativos para a chegada do bebê.

Primeiro trimestre

Pré-natal

Escolha o local em que você fará o pré-natal. Uma ótima opção é verificar se o seu médico ginecologista também é obstetra. Caso contrário, converse com amigas, familiares e médicos para receber indicações. Assim que escolher o profissional, marque a sua primeira consulta para começar o acompanhamento da gravidez.

Avalie a situação no trabalho

Avise a empresa sobre a sua gravidez o quanto antes para se informar sobre a licença-maternidade e também para conciliar a gestação e o trabalho com segurança.

Mantenha hábitos saudáveis

Preparativos para a chegada do bebê - Hábitos Saudáveis - BabyBoo

Para garantir que a gestação seja tranquila e o bebê tenha saúde, invista em hábitos saudáveis, como a prática de exercícios e uma alimentação equilibrada.

Acompanhe o desenvolvimento do bebê

Existem muitos aplicativos para monitorar a gestação, as mudanças no corpo da mamãe e o desenvolvimento do bebê. Além disso, acostume-se a contar a gravidez em semanas, que é como o obstetra marca o tempo de gestação.  

Segundo trimestre

Vá às compras

Adquira roupas de gestantes ao longo dos meses para estar sempre confortável. Se tiver amigas ou familiares que ganharam bebê há pouco tempo, verifique se elas possuem peças que possam emprestar.

Cuide da sua pele

Hidratar a pele é uma ótima maneira de evitar estrias e manchas. Converse com o seu médico para verificar quais produtos você pode utilizar neste período.

Escolha a maternidade para o parto

Agora é o momento para pesquisar e escolher em qual maternidade você vai dar à luz.

Comece a pensar no nome

Nesta fase, a maioria das mamães descobrem se esperam menina ou menino. Por isso, pensar no nome do bebê será mais assertivo a partir deste momento. 

Planeje o quartinho

Monte um calendário para preparar o quarto do bebê e planeje tudo com tranquilidade. Além disso, comece a pesquisar os itens necessários para o enxoval do pequeno, e lembre-se de que você vai ganhar muitas coisas!

Vá ao dentista

Preparativos para a chegada do bebê - Dentista - BabyBoo

Ir ao dentista no pré-natal é muito importante para cuidar da saúde bucal da mulher e garantir uma melhor gestação.

Terceiro trimestre

Prepare-se para amamentar

A amamentação traz muitos benefícios para a mamãe e o bebê, e no terceiro trimestre você já pode começar a se preparar para amamentar.

Converse com o bebê

Agora que ele já consegue ouvir a sua voz dentro da barriga, interaja com o seu filho para estreitar os laços afetivos. Você pode conversar, ler um livro ou até mesmo cantar para ele.

Lave as roupinhas

Preparativos para a chegada do bebê - Roupinhas do Bebê - BabyBoo

Separe as peças menores que a criança usará nas primeiras semanas de vida e lave-as. O mesmo vale para as toalhas, lençóis, fronhas, cobertores, mantas e protetores de berço.

Conheça as fases do trabalho de parto

Pesquise e converse com o seu médico sobre os sinais e como identificar o trabalho de parto para ficar atenta quando este momento chegar.

Arrume as bolsas da maternidade

É importante deixar a bolsa do bebê e dos papais prontas para a maternidade. Assim você garante que levará todo o necessário.

Veja também: Dicas para o papai ajudar na gestação

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário