Universo do Cuidado

30. janeiro 2019

Termos médicos usados durante a gestação

Termos médicos usados durante a gestação

Durante a gestação, os médicos utilizam siglas e nomes técnicos que, inicialmente, as mamães de primeira viagem podem desconhecer. Por isso, preparamos uma matéria com os termos mais comuns utilizados por esses profissionais no pré-natal para você se familiarizar. Confira!

Beta-HCG

Beta-HCG

O hormônio Beta-HCG produzido pela placenta é determinante para se descobrir a gravidez. Mas, além disso, ele pode ser medido em outros momentos para que se verifique o desenvolvimento da gestação.

Nidação

A nidação ocorre quando o embrião se fixa na parede do útero, iniciando seu desenvolvimento. Esse processo costuma se realizar até a terceira semana de gestação, podendo causar um pequeno sangramento e leve desconforto.

Altura uterina

Altura uterina

Medida feita com fita métrica que acompanha o desenvolvimento da gravidez. Por volta do quinto mês, quando o útero fica visível e o teste começa a ser feito, são cerca de 20 cm entre a bacia e a barriga. No período a elevação chega na altura do umbigo.

DPP

DPP

A DPP – Data Prevista para o Parto, pode ser calculada somando-se 40 semanas à data da última menstruação. Outra maneira que funciona é subtrair três meses desta data e acrescentar cinco dias.

BCF

BCF é a sigla para Batimentos Cardíacos Fetais. A frequência dos batimentos varia entre 120 e 160 por minuto e vai desacelerando até o momento do parto. No entanto, é normal que oscile um pouco, pois as células do coração ainda estão se desenvolvendo.

Bebê a termo

São os nascidos entre a 39ª e 41ª semana de gestação, período considerado ideal para a saúde da criança.

Bebê pélvico e córmico

O bebê pélvico é aquele que está sentado com as pernas para baixo na barriga da mãe. Já o bebê córmico fica atravessado na diagonal. Em ambos os casos, é comum que seja necessário realizar um parto cesariana.

Perímetro cefálico

Perímetro cefálico

É o tamanho da circunferência da cabeça do bebê. Para as meninas, a medida normal do perímetro cefálico ao nascer é igual ou maior que 31,5 cm e menor que 36,2 cm. Para os meninos, é igual ou maior que 31,9 cm e menor que 37 cm.

Colostro

Líquido anterior ao leite materno, que pode começar a ser produzido durante a gestação ou após o parto. O composto é rico em proteínas e calorias, portanto é mais amarelado e grosso que o leite materno comum.

Ocitocina

Hormônio que auxilia as contrações uterinas no trabalho de parto e na liberação do leite materno. Após o nascimento, a ocitocina ajuda o corpo da mãe a entrar em forma novamente.

 

Veja também: O que os recém-nascidos podem nos ensinar

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário