Universo do Cuidado

21. outubro 2019

A evolução do riso das crianças

A evolução do riso das crianças

O desenvolvimento das crianças acontece de maneira muito rápida, e a cada nova descoberta, os papais ficam maravilhados. A oportunidade de ver o primeiro sorriso do filho é emocionante para toda a família. Saiba na matéria como ocorre a evolução do riso do bebê.

Evolução

O bebê pode sorrir ainda nos primeiros dias de vida, enquanto dorme ou mama. Entretanto, são apenas sorrisos de reflexo, ou seja, atos inconscientes que acontecem devido a uma contração dos músculos faciais.

A partir do segundo mês de vida, o sorriso real do bebê pode aparecer a qualquer momento. Você vai saber a diferença entre um reflexo e um sorriso autêntico de acordo com o momento e a duração, sendo que o primeiro ocorre rápida e casualmente e o segundo acontece em resposta a algo, com mais intensidade.

Inicialmente, o pequeno ri por imitação, ou seja, ao ver alguém sorrindo, ele fará a mesma coisa. À medida que cresce, o bebê começa a achar as coisas divertidas, como brincadeiras de esconder, caretas, sons engraçados ou repetição de ações agradáveis.

Evolução do riso dos bebês - Babyboo

O primeiro sorriso verdadeiro do bebê diz muito sobre o seu desenvolvimento. É um indício de que a sua visão evoluiu e que ele é capaz de reconhecer as pessoas. Também mostra que o seu sistema nervoso amadureceu e já consegue inibir os sorrisos de reflexo. Além disso, revela que o bebê percebe que sorrir é uma maneira de se comunicar com os outros.

Como incentivar

O sorriso depende da interação dos pais com o bebê. Portanto, é muito importante conversar com ele e sorrir de volta quando ele estiver risonho. Além disso, as caretas e brincadeiras são bem-vindas para estimular o pequeno.

Benefícios

Assim como as brincadeiras, o riso proporciona uma série de reações fisiológicas, cognitivas e emocionais que facilitam o aprendizado e a sociabilidade e permitem que a criança seja mais aberta e espontânea.

Benefício do riso para as crianças - BabyBoo
  • Benefícios fisiológicos: sorrir ajuda a exercitar diversos músculos do rosto e do abdômen. Além disso, fortalece o coração e o sistema imunológico. Ocorre também a liberação de endorfina, substância que promove sensação de bem-estar.
  • Benefícios cognitivos: estudos recentes provam que rir melhora a memória, a atenção, a aprendizagem e o pensamento crítico, pois o cérebro fica mais oxigenado.
  • Benefícios emocionais e sociais: uma criança que ri é muito mais feliz e tem mais facilidade de expressar suas emoções.

Veja também: Como escolher os sapatos ideais para o seu bebê

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

1 comentário

Deixar um comentário