Universo do Cuidado

10. março 2020

A prática de esportes na primeira infância

A prática de esportes na primeira infância

A prática de esportes na primeira infância é essencial para a saúde e o desenvolvimento das crianças. Como este período é considerado o mais importante na vida dos pequenos, é fundamental estar atento às atividades que ajudam na coordenação motora e que auxiliam no aspecto social. Neste post, você confere quais atividades podem ser realizadas desde o nascimento até os seis anos de idade.

Atividades físicas de 0 a 2 anos

Nesta fase é essencial que os pequenos tenham experiências motoras durante o dia com atividades como segurar, puxar e empurrar objetos ou mover a cabeça, corpo e membros. De acordo com o guia da Sociedade Brasileira de Pediatria – que visa estimular a prática de atividades físicas de crianças e adolescentes – as crianças que conseguem andar sozinhas, é recomendado ao menos 180 minutos de atividades que podem ser divididas na rotina. Mas, as atividades devem ser praticadas de maneira lúdica e sem exigir muita força.

Atividades físicas de 2 a 5 anos

Andar de bicicleta, pular, correr e jogar bola, todas atividades que envolvam brincadeiras ativas são práticas recomendadas nesta fase.  O ideal é que pratiquem pelo menos três horas de exercícios físicos de qualquer intensidade distribuídos ao longo do dia.  Apostar corrida, jogos de perseguir e guerra de bexigas d’água são apenas algumas das brincadeiras que podem ser incluídas no dia a dia. Além disso, a partir dos três anos de idade, as crianças podem iniciar atividade física estruturada como natação, luta, dança e esportes coletivos.

A prática de esportes na primeira infância-SEPAC

Atividades físicas aos 6 anos

Propor brincadeiras que as desafiem são uma ótima alternativa e podem fazer toda a diferença.  A recomendação da Sociedade de Pediatria para a prática de atividades é a mesma dos 6 anos até a adolescência. Portanto, o ideal é que este grupo pratique, ao menos, uma hora por dia de atividades de intensidade moderada. Os exercícios auxiliam no fortalecimento e desenvolvimento de músculos e devem ser realizadas pelo menos três vezes por semana. Vôlei, natação, futebol, ciclismo e handebol são algumas das modalidades que podem ser praticadas nesta idade.

A importância da atividade física na infância

Agora que você conhece os exercícios que podem ser inseridos na primeira infância, é válido ressaltar a importância do estímulo às atividades físicas. Todos os movimentos contribuem significativamente para o desenvolvimento da coordenação motora e do equilíbrio, além de promover o fortalecimento muscular. Minimizar atitudes que incentivam o sedentarismo é primordial, tendo em vista que, esta é uma das principais causas de diabetes e sobrepeso em crianças.

Leia também: Brincadeiras para incentivar o bebê a andar

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário