Universo do Cuidado

21. julho 2020

Como brincar com o bebê do 1º ao 12º mês

Como brincar com o bebê do 1º ao 12º mês

Vivemos em um constante aprendizado: estímulos visuais e sonoros, entre outros, influenciam a forma como vemos, ouvimos e sentimos tudo o que nos cerca. Com as crianças, não seria diferente. No post de hoje, conheça formas recomendadas de brincar com o bebê do 1º ao 12º mês para ajudar no desenvolvimento:

Primeiro mês

No primeiro mês de vida, a visão do bebê ainda está em formação. Por isso, a melhor brincadeira pode ser estimulada através do rosto dos pais, como mostrar a língua, abrir e fechar a boca, piscar os olhos, levantar a sobrancelha ou falar ritmadamente. Aproveite a troca das fraldas ou o banho para experimentar, mesmo que o estímulo dure apenas alguns minutos.

Segundo mês

Mesmo com a visão ainda em desenvolvimento, o bebê mostra capacidade para começar a imitar as expressões quando há um período de observação. Por isso, durante os jogos faciais, dê um tempo para que ele responda ao estímulo apresentado.

Outra ideia é permitir que o pequeno observe o movimento do ventilador de teto, os móbiles e até mesmo o balanço e a sombra de folhagens.

Terceiro mês

A partir do terceiro mês, as brincadeiras com as mãos se intensificam por meio do reflexo de segurar, isto é, o bebê começa a agarrar involuntariamente um objeto como forma de reconhecimento. Tudo a sua volta é uma nova descoberta: o barulho do chocalho, o toque em algo de cor ou textura diferente.

Nesta idade, pode-se deixar o bebê no chão rodeado de objetos como brinquedos coloridos, paninhos, argolas, mordedores, chocalhos e até mesmo livros simples de plástico ou tecido. Se preferir, os tapetes de atividades são ótimos e oferecem muitos benefícios. Lembre-se de dar continuidade às interações dos pais e cuidadores com o bebê através de sons, gestos ou toque.

Quarto ao sexto mês

É neste período que os bebês começam a desenvolver a capacidade de sentar, e o chão passa a ser o nível mais seguro de reconhecimento e entretenimento, possibilitando que a criança escolha a posição mais confortável.

Com a presença constante de um adulto, o bebê se sente mais confiante para brincar. Uma forma de explorar as brincadeiras é oferecer bichinhos e bonecos macios, fitas de cetim, cubos, bolinhas e objetos de cores primárias, como maneira de estimular ainda mais a visão.

brincando com o bebê 1 a 12 meses - SEPAC

Sexto ao nono mês

A liberdade e a exploração do ambiente nesta fase são o maior estímulo que o bebê pode receber. Olhos, mãos e boca passam a trabalhar de forma coordenada e os movimentos ganham autonomia. É importante rever o espaço da casa, para que a criança possa se locomover com cuidado e segurança.

Atividades indicadas nesta idade:

  • Brincadeiras com caixas, para que o bebê possa entrar e sair delas
  • Procurar brinquedos escondidos pela casa
  • Jogos musicais, para estimular a consciência auditiva
  • Distanciar um objeto para que o bebê alcance sozinho
  • Bolas para tentar agarrar

Lembre-se de demonstrar entusiasmo e alegria, parabenizando o bebê por cada nova conquista.

Nono ao décimo segundo mês

O bebê começa a apontar para o que deseja e é capaz de imitar expressões faciais, gestos e sons, além de bater palma e acenar. A repetição de uma mesma brincadeira é importante para a fixação e o desenvolvimento das capacidades cognitivas.

Para estimular o bebê a dar os primeiros passos, pode-se começar a andar com ele pela casa, segurando-o nas mãos.

Atividades indicadas nesta idade:

  • Ritmos sonoros (aumentar e diminuir a voz)
  • Repetir o nome do bebê para assimilação
  • Brincadeiras com gestos e expressões
  • Empilhar cubos ou objetos
  • Conversas e leituras

As brincadeiras são capazes de estimular o desenvolvimento motor, social, físico e cognitivo dos pequenos, auxiliando no crescimento saudável e feliz em cada etapa da vida.

Leia também: Brincadeiras para incentivar o bebê a andar

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário