Universo do Cuidado

22. setembro 2020

Conheça as vantagens da meditação para crianças

Conheça as vantagens da meditação para crianças

A meditação é uma prática oriental milenar e propõe uma série de exercícios que ajudam a aquietar a mente. Entre seus principais benefícios, a prática regular melhora a qualidade do sono, a memória e a concentração e ainda contribui para o tratamento de insônia e ansiedade.

Porém, engana-se quem pensa que a meditação é recomendada apenas para adultos, os pequenos também podem se beneficiar com essa atividade. Quando incorporada à rotina, a meditação é capaz de contribuir para que as crianças tenham uma vida mais leve e tranquila. Afinal, muitas vezes os pequenos também possuem um dia a dia atarefado, que pode incluir o uso demasiado de eletrônicos e a cobrança por resultados na escola.

Com atitudes simples, é possível guiar as crianças por esse caminho a partir dos 2 anos de idade, mas é importante respeitar a maturidade emocional de cada um em vez de forçá-la. Uma maneira de identificar se o pequeno está pronto para a meditação é observar se ele já consegue acompanhar uma história com concentração, por exemplo. Conheça as vantagens da meditação para crianças:

Tranquilidade e inteligência emocional

Para crianças agitadas ou sensíveis, a meditação é uma grande aliada. Através dos exercícios é possível acalmar a mente e desenvolver a inteligência emocional. Dessa forma elas passam a ter mais controle sobre os sentimentos e a expressá-los melhor.

meditação - SEPAC

Melhora a concentração

Crianças ensinadas desde cedo a meditar costumam ter mais facilidade com o processo de aprendizagem. Como a atividade melhora o foco e a concentração, é indicada inclusive para contornar problemas de desatenção, desorganização e hiperatividade.

Estimula a imaginação

A meditação guiada é uma técnica que consiste em idealizar elementos da natureza e situações que relaxem a mente. A ideia é estabelecer uma sequência de imagens tranquilas, mas que ao mesmo tempo estimulem a imaginação da criança.

Como praticar a meditação com a criança

Em sites, blogs e plataformas de vídeos é possível encontrar diversos exercícios e narrativas para guiar a criança durante a meditação. Em casa, os próprios pais podem propor o momento de relaxamento e meditação. Basta orientar que a criança se sente confortavelmente e ouça suas palavras. Confira um exemplo de meditação para crianças:

Feche os olhos e me acompanhe nessa jornada! Sinta seu corpo confortável, as costas esticadas e seu rosto completamente relaxado. Respire devagar como se o seu corpo fosse um imenso balão a se encher. Solte o ar devagar como se o seu corpo fosse um imenso balão a se esvaziar.

Encha o balão. Esvazie o balão.

Encha o balão. Esvazie o balão.

Agora, sua mente está tranquila e pronta para passear pelo mundo da imaginação. Apresento um amigo muito especial, um antigo mago. De barbas compridas e bochechas rosadas, sempre foi respeitado por todos, em todos os lugares do mundo, pois seus poderes mágicos, sua sabedoria e sua bondade já ajudaram muitas e muitas pessoas.

Note que ele traz consigo uma pedra, coloca em suas mãos e pede para que você a segure. Sinta a pedra com suas mãos. Toque, explore. Sinta sua forma. Sinta sua textura. Sinta sua temperatura. O mago pede que você segure a pedra com as duas mãos e sinta tudo que você consegue perceber. Esta pedra traz dentro dela uma grande e poderosa energia!

Sinta como a pedra brilha intensamente. Perceba que ela se transforma em um lindo cristal. O cristal tem o poder de enviar energia para todo o seu corpo! Sinta seu corpo forte e vivo! Sinta seus pensamentos tranquilos e inteligentes. Sinta a força viva dentro de você.

E sentindo toda esta magia dentro de você, permaneça em silêncio [pausa de alguns minutos].

Agora, perceba novamente sua respiração, seu corpo e vá retornando lentamente.

meditação para crianças - SEPAC

Com alguns minutos de meditação por dia é possível perceber os efeitos positivos na vida da criança, especialmente se a atividade se tornar uma prática conjunta e frequente.

Leia também: Como manter a casa segura para o bebê

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário