Universo do Cuidado

17. junho 2019

Fases do sono do recém-nascido

Fases do sono do recém-nascido

Os recém-nascidos podem dormir de 16 a 20 horas por dia e, durante o descanso, o sono do bebê passa por diversas fases. Leia a matéria e saiba mais.

Fases do sono

  • Na primeira fase do sono, conhecida como sonolência, o organismo libera uma substância chamada melatonina, que induz ao relaxamento.
  • Na segunda fase, os batimentos cardíacos diminuem, e a respiração desacelera. Nesse período do sono, os músculos relaxam, e a temperatura corporal cai.
  • Na terceira e na quarta fase, conhecidas como sono profundo, é liberado o hormônio do crescimento e, em seguida, o corpo entra no estágio REM – movimento ocular rápido, que é quando ocorrem os sonhos.

Comportamentos durante o sono

As fases do sono do recém-nascido - BabyBoo

Enquanto dormem, os bebês podem ter reações inesperadas, como sorrir. Entenda os principais comportamentos e por que eles acontecem:

  • Respiração oscilante: o ritmo respiratório do bebê é irregular, mesmo quando ele está dormindo. Isso ocorre porque o sistema respiratório dele ainda está em desenvolvimento. Por volta dos 12 meses, a respiração tende a se estabilizar.
  • Olhos abertos: no período de sonolência, é possível perceber que o bebê fica com o olhar fixo e a pálpebra caída, sem estar com os olhos completamente fechados. Isso é normal e indica que o pequeno ainda está na fase do sono leve.
  • Sorrisos: no estágio REM – movimento ocular rápido, o bebê pode sorrir, chorar ou fazer movimento de sucção, devido à alta atividade cerebral que ocorre nesse período, fundamental para o desenvolvimento neurológico da criança.

Veja também: Boas práticas para visitar um recém-nascido

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

1 comentário

Deixar um comentário