Universo do Cuidado

29. março 2019

Perímetro cefálico: o que é e qual a sua importância

Perímetro cefálico: o que é e qual a sua importância

O perímetro cefálico é um dos termos médicos utilizados durante a gestação. Confira a matéria e saiba para o que ele serve e qual a sua relação com o desenvolvimento infantil.

O que é?

Perímetro cefálico_o que é - BabyBoo

O perímetro cefálico é a medição da circunferência da cabeça do bebê, feita pelo pediatra com uma fita métrica para saber se o tamanho é o ideal para a idade da criança.

Para que serve?

A medição é realizada em todas as consultas com o médico, já que ele precisa acompanhar o desenvolvimento cerebral do bebê para saber se está tudo bem com o sistema nervoso e cognitivo do pequeno. Apesar de simples, é uma das formas mais eficientes para saber se a criança está crescendo com saúde e para nortear o trabalho do pediatra e demais especialistas.

Qual o tamanho correto?

Perímetro cefálico_qual a sua importância - BabyBoo

Nos primeiros meses de vida, o desenvolvimento cerebral é muito acelerado. Até o 4º mês, a cabeça do bebê cresce metade do que ela crescerá até completar um ano.

A Organização Mundial da Saúde tem um cálculo médio para saber se a criança está saudável. Entretanto, o pequeno dever ser avaliado por um especialista, que tem o conhecimento do quanto a cabeça deve crescer em determinado período. Além disso, o profissional levará em conta também todos os dados que ele já tem do bebê.

É comprovado que o aleitamento materno traz muitos benefícios ao bebê, inclusive para o desenvolvimento natural do perímetro cefálico. Por isso, é importante que a criança tenha o leite materno como alimentação exclusiva até o 6º mês de vida.

Lembre-se que cada criança possui características únicas. Portanto, caso tenha qualquer dúvida, leve o seu filho ao médico para garantir o bem-estar dele!

Veja também: Como amenizar o desconforto do nascimento dos primeiros dentes

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

2 Comentários

Deixar um comentário