Universo do Cuidado

30. março 2020

Quando a criança começa a fazer coisas sozinha?

Quando a criança começa a fazer coisas sozinha?

À medida que o bebê cresce, é natural que ele queira fazer algumas atividades sozinho. Esse é um processo gradual, que se desenvolve de acordo com o ritmo de cada criança, a faixa etária e os estímulos recebidos.

Com o devido cuidado, é possível dar autonomia ao bebê desde pequeno, o que significa estar ao lado da criança, orientando no que for possível, incentivando a realização de novas tarefas e propondo desafios de modo seguro.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Montreal com 78 mães e filhos, quando as mães dão autonomia às crianças, há um impacto significativo na função executiva dos pequenos – um dos fatores do desenvolvimento cognitivo.

Essa função compreende o raciocínio, a memória de trabalho, a flexibilidade de tarefas, a resolução de problemas e a capacidade de planejamento e execução de atividades.

Se você tem dúvidas sobre quando deixar os filhos exercerem atividades sozinhos, confira a seguir como isso acontece e seis tarefas que eles podem desempenhar, de acordo com a orientação da psicóloga Patrícia de Souza Almeida, doutora em neurociência pela Faculdade de Medicina da USP.

Como acontece

A partir de um ano, a criança pode passar a demonstrar interesse por realizar atividades sozinha. Por volta de um ano e meio, os avanços acontecerão de forma bem rápida.

Como dito anteriormente, esse processo deve ser acompanhado de perto pelos pais. Com 4 anos, em média, a maioria das crianças já saberá exercer o básico como vestir-se, escovar os dentes, comer, lavar as mãos e ir ao banheiro.

Tarefas que as crianças podem realizar sozinhas

Comer com as mãos

Comer com as mãos significa o início do desenvolvimento da independência. Entre um e dois anos já é possível estimular e oferecer alimentos para o manuseio e a descoberta de novas texturas, como frutas, verduras e legumes.

Guardar os brinquedos

Em geral, a criança entre um e dois anos começa a andar. A partir desse momento, já é possível envolvê-la na organização dos brinquedos.

Usar copos reutilizáveis

Entre dois e três anos, a coordenação motora da criança permite movimentos mais delicados, como os que são necessários para manusear o copo. Para começar, incentive-a a beber água sozinha em copos reutilizáveis de plástico ou outro material resistente.

Escovar os dentes

autonomia-nas-crianças-SEPAC

A criança deve ser estimulada a escovar os dentes sozinha quando tem entre dois e três anos, mas ainda com orientação e supervisão de um adulto.

Tirar a roupa

Nesta mesma faixa de idade, espera-se que a criança possa tirar e vestir algumas peças de roupa ou o sapato sozinha. É possível incentivar o filho a colocar a roupa suja no cesto e o sapato na sapateira.

Ir ao banheiro

Com a supervisão de um adulto, a criança entre três e quatro anos pode ter mais independência para usar o banheiro, mas é com cerca de cinco anos que estará apta a se limpar sozinha.

Em todas essas etapas, há um processo de descoberta da autonomia, de orientação e de acompanhamento dos pais. O ideal é estimular as crianças desde pequenas.

Leia também: A independência dos dois anos

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário