Universo do Cuidado

11. agosto 2020

Dicas para organizar os brinquedos das crianças

Dicas para organizar os brinquedos das crianças

Ter uma criança ativa em casa é sinal de brinquedos espalhados pelos diversos cômodos. Mas apesar da desorganização, isso significa que a criança está se divertindo bastante e explorando ao máximo o ambiente ao seu redor.

A infância é uma boa oportunidade para exercitar as primeiras responsabilidades nos pequenos, como desenvolver o hábito de guardar os brinquedos após o uso. Assim, aos poucos a criança entende a necessidade de manter o que é dela no devido lugar. Para ajudar os pais, separamos algumas dicas de como organizar os brinquedos das crianças.

O primeiro passo é reunir todos os brinquedos para que seja feita uma seleção. Aproveite para dividi-los entre os que estão quebrados; aqueles que a criança não utiliza mais; e os que ainda fazem parte das brincadeiras.

No primeiro caso, o ideal é doar os brinquedos para órgãos que fazem restauração ou destiná-los para a reciclagem. Os itens que a criança não usa mais podem ser doados para instituições de caridade. Restarão apenas os brinquedos que necessitam de organização mas com os quais a criança ainda brinca.

brinquedos - SEPAC

Como organizar brinquedos: planejamento

Com um pouco de planejamento é possível encontrar a melhor maneira de organizar os brinquedos, mantendo a criança feliz e a casa em ordem. Você pode começar da seguinte forma:

  • Defina qual será o espaço de brincar dedicado à criança
  • Faça uso de caixas etiquetadas para uma organização mais eficiente
  • Utilize nichos e prateleiras para melhor aproveitar os espaços
  • Ensine as crianças a guardar seus próprios brinquedos de forma divertida

Cantinho de brinquedos

Se você dispõe de espaço suficiente em casa, uma ótima dica é reservar um cantinho para os brinquedos. Assim, a criança aprenderá que ali ela pode brincar, pintar e se divertir.

organização brinquedos - SEPAC

Caixas organizadoras

As caixas organizadoras transparentes são perfeitas para que a criança consiga visualizar melhor os brinquedos guardados. Você pode separar os itens por tipo e tamanho, como caixas de peças de montar, de bichos de pelúcia e de bolas. Caso não seja possível ver o que há dentro do recipiente, uma dica é colocar etiquetas identificadoras.

Nichos e prateleiras

É comum que os brinquedos fiquem no próprio quarto da criança, sendo necessário ter ainda mais disciplina para arrumá-los. Uma recomendação nesse caso é apostar em prateleiras para organizar os livros e em nichos, já que, conforme o tamanho, podem ser usados para colocar pelúcias, bonecas ou mesmo as caixas de brinquedos.

O mais importante é exercitar diariamente o hábito de organização nas crianças para que ele se torne natural na rotina. Crie canções, jogos e brincadeiras que tornem este momento divertido e animado.

Leia também: Como criar uma rotina para as crianças em casa

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário