Universo do Cuidado

11. maio 2021

Como incentivar a criança a ser mais independente

Como incentivar a criança a ser mais independente

Incentivar a criança a ser mais independente oferece benefícios que serão de enorme importância no futuro. Por isso, é necessário auxiliá-las a encontrar soluções por si próprias, exercitando a autonomia. Listamos algumas práticas que fazem os pequenos se desenvolverem nesse sentido.

Benefícios de incentivar a criança a ser mais independente

Por ter a oportunidade de concluir atividades sozinha, a criança independente aprende desde cedo a ser responsável. Além disso, uma infância que possibilite a autonomia tende a gerar adultos mais ativos na sociedade. Vários outros benefícios podem ser citados, como o desenvolvimento de habilidades sociais, a capacidade de interação e até mesmo o estímulo do processo cognitivo.

Como incentivar a autonomia infantil

Incentive a criança a propor soluções

Quando as crianças estão diante de um problema, a primeira reação dos pais é oferecer a solução. Em vez disso, dê ao seu filho oportunidades para que ele encontre a solução dos problemas. Incentive o pequeno a refletir sobre a situação, expondo cenários que deem espaço para que a resolução seja elaborada pela criança.

Permita que a criança ajude em atividades domésticas

criança independente ajudando nas tarefas - UNIVERSO DO CUIDADO

Para que a criança seja independente, crie oportunidades para que ela contribua com as atividades domésticas, de acordo com a idade. Dessa forma, os pequenos aprendem o que são responsabilidades e como lidar com elas, o que irá auxiliá-los a assumir tarefas mais complexas quando maiores.

Ensine sobre as consequências de suas atitudes

Explique para a criança as vantagens e as desvantagens que cada escolha oferece. Assim, a capacidade de tomar decisões conscientes é incentivada, favorecendo o desenvolvimento do pensamento e do raciocínio lógico. Para isso, envolva a criança em pequenas decisões diárias. Uma possibilidade é deixá-la escolher as roupas do dia, apresentando as consequências de usar uma roupa leve em um dia frio, por exemplo.

Estimular a independência da criança é uma ótima maneira de desenvolver autonomia de modo saudável. Assim, você a auxilia a alcançar objetivos dentro de um ambiente positivo, incentivando a responsabilidade.

Leia também: Como falar de educação financeira com as crianças

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário