Universo do Cuidado

08. junho 2021

Como incentivar a leitura na infância

Como incentivar a leitura na infância

Ler é uma forma de estimular a criatividade, a imaginação e a curiosidade, essenciais para o desenvolvimento das crianças e suas funções cognitivas. A partir dos livros também é possível trabalhar o senso crítico e a lógica. A prática requer construir mentalmente cenários e personagens, sendo uma maneira de entreter os pequenos a partir do interesse pelas situações propostas pelo enredo. Por tudo isso, a leitura é um hábito que deve ser incorporado à rotina, mesmo em meio a tantos atrativos digitais.

Para aproveitar os vários benefícios que ler oferece, a influência dos pais é fundamental. Isto é, pais que cultivam o hábito da leitura têm geralmente mais sucesso ao incorporar a prática na vida dos pequenos. Você pode ensinar as crianças a manusear os livros antes mesmo que sejam alfabetizadas. Quando bebês, por exemplo, é possível apresentar livros coloridos com figuras, de acordo com a faixa etária. Aos poucos vá incluindo obras com pouco texto e linguagem simples.

Dicas para incentivar a leitura na infância

Crie um espaço de leitura em casa

A leitura precisa ser apresentada aos pequenos de maneira positiva. Por isso, separe um espaço convidativo próprio dentro de casa para armazenar os livros infantis, de forma que a criança possa acessá-los facilmente. Se possível, acrescente uma luminária e uma poltrona para que o pequeno se sinta ainda mais confortável para ler.

Escolha temas pelos quais a criança tenha interesse

Incorporar assuntos diversos durante a leitura das crianças é o ideal, pois introduz outros pontos de vista e amplia o conhecimento dos pequenos. Porém, para incentivar a leitura na infância em um primeiro contato, procure entender os interesses do seu filho e selecione os livros a partir daí. Isso evita que ele se canse da história.

Mãe incentivando o hábito da leitura para criança

Pergunte após a leitura

Após ler com a criança, faça perguntas simples, que reforcem as ideias transmitidas no livro, como qual parte ela mais gostou ou se concorda com a atitude de determinado personagem. Dessa maneira, a criança interioriza mais os acontecimentos da história, aumentando o entendimento e o aprendizado.

Estimule a criança a escrever o próprio livro

Outra maneira divertida de incentivar a leitura na infância é ajudar o pequeno a escrever o seu próprio livro. Assim, construam juntos o enredo, pensando na narrativa e dividindo a história em partes para que a criança faça as ilustrações e formule a capa. Após finalizarem, apresentem aos outros membros da família a atividade para estimular a sensação de conquista na criança e ensinar o respeito aos livros.

Fazendo da leitura uma atividade prazerosa, há mais chances que seus filhos comecem a ler por conta própria e carreguem esse hábito tão importante ao longo da vida.

Leia também: Como estimular a fala da criança

A BabyBoo é uma linha de fraldas infantis da SEPAC, que procura levar mais conforto e segurança para seu bebê, todos os dias e em todas as fases.

Acesse nosso site: www.linhababyboo.com.br

Deixar um comentário