Universo do Cuidado

13. julho 2021

Por que as atividades sensoriais são importantes?

Por que as atividades sensoriais são importantes?

As sensações também fazem parte da aprendizagem na infância. Por isso, deve-se estimular o desenvolvimento da criança por meio de brincadeiras que permitam explorar os sentidos. Confira a seguir por que as atividades sensoriais são importantes.

Desde sua formação, o cérebro do bebê cria conexões neurais que transmitem e armazenam informações, associando e produzindo novos pensamentos. As atividades sensoriais funcionam justamente para ativar os neurônios da criança. Não por acaso, muitas lembranças da infância estão geralmente ligadas a um aroma, som ou sabor, porque o cérebro recupera essas sensações a partir dos sentidos estimulados na infância.

As brincadeiras sensoriais são particularmente indicadas durante a primeira infância, sendo uma maneira de divertir a criança ao mesmo tempo que desenvolvem os sentidos. Para isso, a recomendação é permitir que o bebê explore livremente os objetos, sendo possível usar a criatividade ao aproveitar o que está ao redor, como roupas, utensílios domésticos e até sons do ambiente.

Ideias de atividades sensoriais

Brincadeiras com água

atividades sensoriais para se divertir com as crianças - UNIVERSO DO CUIDADO

Os líquidos podem ser uma ótima maneira de estimular os sentidos da criança. Uma ideia de brincadeira é separar duas bacias, uma com água e outra com pedaços de esponjas. Dê à criança um pegador de gelo para que ela transfira as esponjas de uma bacia para outra.

Utilizando os mesmos materiais, peça para a criança umedecer a esponja e em seguida pressioná-la para derramar o excesso de água em outra bacia. Outra ideia, para incentivar a coordenação motora, é pedir que a criança despeje líquidos em recipientes diferentes utilizando um copo.

Explorando as sensações

Faça uma travessa grande de gelatina e coloque pedaços de frutas. Corte-os com moldes de biscoito, para que os formatos fiquem mais atrativos. Depois, peça para que a criança use as mãos ou talheres para retirar os alimentos. O intuito é que ela explore formas, texturas e sabores.

Encontre os objetos

atividade sensorial para crianças - UNIVERSO DO CUIDADO

Em um recipiente grande, despeje uma boa quantidade de macarrão cru ou grãos de arroz e de feijão. Depois esconda nesse recipiente alguns itens pequenos, como brinquedos e outros objetos ou até mesmo itens da natureza, como pedras e folhas. Por fim, peça para que a criança encontre o que foi escondido.

Brincando com papel

dicas de atividades sensoriais para crianças

Papéis são um bom material para as atividades sensoriais. Por exemplo, disponibilize folhas de papel e ensine a criança a fazer dobraduras simples. Outra ideia é pedir para que ela rasgue os papéis e realize uma colagem com eles, criando imagens ou dando uma nova cara a objetos.

Com essas brincadeiras, é possível divertir as crianças e estimular o aprendizado ao mesmo tempo. 

Leia mais: Como incentivar a leitura na infância

A BabyBoo é uma linha de fraldas infantis da SEPAC, que procura levar mais conforto e segurança para seu bebê, todos os dias e em todas as fases.

Acesse nosso site: www.linhababyboo.com.br

Deixar um comentário