Universo do Cuidado

09. março 2021

Quando incluir as crianças nas tarefas domésticas

Quando incluir as crianças nas tarefas domésticas

Integrar as crianças nas tarefas domésticas desde cedo faz com que elas participem mais da rotina da família, cooperando com as escolhas que envolvem o lar. Arrumar os brinquedos, levar o prato até a pia ou colocar a roupa no cesto são atividades triviais que colaboram para o senso de responsabilidade logo nos primeiros anos de vida.

Se você busca dicas de como desenvolver as habilidades das crianças no dia a dia, leia a seguir quando incluí-las nas tarefas da casa.

Aprendizado para a vida

Estimular a participação das crianças nas tarefas domésticas é uma forma de elas entenderem que pertencem a um mundo coletivo. Os pais podem ensinar os pequenos a apagar as luzes ao saírem de um cômodo, economizar água ou separar o lixo, por exemplo. Esse tipo de atitude desenvolve um vínculo de pertencimento e empatia.

Nada de tarefas por gênero

As crianças costumam replicar o que veem em casa. Por isso, o ideal é que não haja distinção de tarefas entre meninos e meninas, de modo que os pequenos entendam que é importante a participação de todos, independentemente da atividade ou do gênero.

Estimule a responsabilidade

A partir do momento em que a criança já tiver discernimento, peça para que ela colabore na execução de tarefas simples da casa, como recolher os brinquedos e guardar as roupas. Tenha sempre paciência para ensinar a forma correta de realizar as atividades, mesmo sendo necessário repeti-las. Quando os pais participam ativamente da organização, ajudam a criar um espírito colaborativo, gerando naturalmente nas crianças o desejo de se sentirem úteis e responsáveis.

Valorize o trabalho

Ao demonstrar reconhecimento diante de uma atividade executada pela criança, ela se sentirá mais valorizada e participativa. Você pode fazer elogios, agradecer a colaboração ou mesmo oferecer pequenas recompensas ao longo do mês.

crianças nas tarefas de casa - UNIVERSO DO CUIDADO

Como incluir as crianças nas tarefas de acordo com a idade

2 a 3 anos

4 a 5 anos

  • Guardar alimentos no armário
  • Arrumar a cama
  • Arrumar a mochila da escola
  • Regar as plantas
  • Separar o lixo
  • Guardar a louça

6 a 8 anos

9 a 10 anos

  • Ajudar no preparo de refeições
  • Colocar a roupa na máquina de lavar
  • Lavar o quintal
  • Varrer o chão

Delegar algumas tarefas domésticas aos pequenos é um modo de auxiliá-los no desenvolvimento de habilidades, na percepção de seus interesses e na formação de responsabilidade e autonomia. Assim, procure manter uma rotina de organização e limpeza da casa que inclua as crianças.

Leia também: 5 aplicativos indispensáveis para a mulher moderna

A BabyBoo é uma linha de fraldas infantis da SEPAC, que procura levar mais conforto e segurança para seu bebê, todos os dias e em todas as fases.

Acesse nosso site: www.linhababyboo.com.br

Deixar um comentário