Universo do Cuidado

11. fevereiro 2021

5 cuidados necessários com exercícios no calor

5 cuidados necessários com exercícios no calor

O verão é um excelente período para realizar exercícios ao ar livre, porém, as temperaturas elevadas decorrentes do sol intenso requerem alguns cuidados para que a prática seja prazerosa, saudável e segura. Confira algumas dicas para praticar atividades físicas no calor.

Beba bastante água

Durante os dias de calor, o corpo necessita de mais líquido para equilibrar a temperatura interna. Por isso, é importante beber água durante toda a prática de exercícios. Mas lembre-se que a ingestão de líquidos deve ser feita aos poucos e não em grandes volumes de uma só vez, a fim de evitar o desconforto no estômago durante o esforço físico.

Ao fim da prática esportiva, uma ótima opção é a água de coco, rica em potássio. Agora, se o exercício for de longa duração, recomenda-se o consumo de isotônicos para reposição dos sais minerais. Já bebidas que contenham cafeína ou álcool não são indicadas nesse momento, uma vez que possuem substâncias diuréticas que aceleram o processo de perda de líquidos.

Atenção aos horários

Escolher horários alternativos para a prática de exercícios ao ar livre, evitando os momentos de maior incidência dos raios solares, é uma forma inteligente de cuidar da saúde. Os períodos mais adequados são o início da manhã, até as 10 horas, e após as 16 horas. Se possível, opte por locais abertos que ofereçam sombra.

Respiração correta

Respirar corretamente é uma forma de tornar a prática esportiva mais leve e saudável. Veja algumas dicas:

  • Inspire pelo nariz, isso permite que o ar seja mais bem filtrado, além de realizar uma ventilação mais eficiente e segura.
  • Expire pela boca, o que torna a troca de ar mais rápida do que pelas narinas.
  • Em exercícios intensos, a tendência é inspirar também pela boca. Nesse momento recomenda-se diminuir o ritmo e respirar profundamente, contando até cinco, para então voltar a inspirar pelo nariz e expirar pela boca.
  • O equilíbrio entre o volume de oxigênio colocado na circulação sanguínea pela respiração e o gasto desse oxigênio é de suma importância. Para corrida ou caminhada, uma dica é se basear no número de passos: quatro para inspirar, quatro para expirar.
atividade física com segurança - SEPAC

Use roupas leves

O uso das vestimentas corretas durante o exercício faz toda a diferença, podendo inclusive elevar a performance do praticante. Roupas pesadas, muito justas ou de cores escuras tendem a absorver mais o calor, enquanto as de cores claras e tecidos leves facilitam a ventilação e a transpiração do corpo, evitando inclusive que o suor deixe as peças úmidas. Assim, opte por roupas frescas como regatas, camisetas e shorts soltos e confortáveis. Para os pés, a melhor opção é escolher um par de tênis adequado à atividade.

Respeite o próprio corpo

Os dias de calor exigem mais esforço do organismo, podendo causar reações adversas dependendo da intensidade do treino. Por isso, respeite a musculatura e os sinais emitidos pelo organismo. Lembre-se, cada pessoa possui um metabolismo diferente e reage de maneira distinta às atividades. De preferência, faça uma avaliação médica completa antes de iniciar a prática regular de exercícios.

Leia também: A importância dos animais de estimação na vida das pessoas

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário