Universo do Cuidado

Família Teló

30. agosto 2017

Hora do sono do bebê

Hora do sono do bebê

Oi, gente!

Vim aqui contar um pouquinho das minhas experiências sobre um assunto muito comum no dia a dia das mamães e papais de bebês: a hora do soninho.

É normal que recém-nascidos acordem de madrugada, chorem muito e tenham o sono desregulado, isso porque alguns fatores podem influenciar nessa hora que é tão gostosa e tão importante para o desenvolvimento deles e, claro, para o nosso descanso.

Em minha experiência com a Melinda, eu consegui tirar a mamada da madrugada e acostumei ela a dormir a noite inteira. Claro que não são todos os nenéns que conseguem dormir sem interrupções, mas é sempre bom saber de outras experiências para, quem sabe, testar na rotina da sua casa.

A gente sempre foi muito firme com a rotina da Melinda, e como viajamos muito junto do papai, ela acabou se adaptando com os horários e lugares do sono. Por exemplo:

  • Nunca deixei ela dormir em um só lugar (como no berço);
  • Eu falava e insistia para ela entender, “agora é hora da Melinda dormir, é hora do soninho da Melinda”. Isso de alguma forma ajudou muito na compreensão dela;
  • Lá em casa, nós temos o costume de fazer uma oração antes de dormir, isso faz ela ficar mais relaxada;
  • Mamães e papais precisam ter muita paciência nesse momento, mesmo se for necessário entrar e sair do quartinho do bebê dez vezes.

A nossa rotina é assim, o sono da manhã é rápido, dura 30 minutos. Nesse momento ela não dorme no berço, eu monto uma caminha diferente e deixo as cortinas abertas para ela se acostumar com o dia claro e entender que não é o sono da noite.

Já à noite, eu deixo tudo escuro, sem uma fresta de luz, faz bem pro bebê e ainda remete ao útero. Aliás, quando ela era recém-nascida, eu colocava um barulhinho que parece muito com o que ela ouvia quando estava dentro de mim, você pode encontrar aplicativos assim.

Eu separei todas essas dicas em um vídeo bem bacana:

Também anote aí as dicas da especialista Sônia Sertório:

  • Faça um ninho no berço para o bebê se sentir seguro e aconchegante;
  • Coloque o bebê para dormir cedo, entre 19 e 20 h. Assim ele fica menos irritado.

Obrigada pelo interesse nas minhas dicas e na minha pequenininha. Você pode conferir mais resenhas minhas como esta aqui no blog da BabyBoo.

Lembrando que é importante sempre conversar com o seu pediatra.

Leia também: A importância da rotina no sono infantil

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

4 Comentários

  • Crislaine de carvalho

    agosto 30, 08 2017 08:13:56

    Minha BB não dorme das 10hrs da noite ate as 6da manha.já tentei de tudo .como posso fazer pra ela dormir e mudar isso.

    • Universo do Cuidado

      setembro 05, 09 2017 11:51:54

      Olá, Crislaine. Essas são algumas dicas para tornar a hora do sono mais tranquila para os nenéns. Mas se sua bebê ainda assim não consegue dormir, é preciso falar com o pediatra dela para que a auxilie. 🙂

Deixar um comentário