Universo do Cuidado

29. janeiro 2021

3 fatos e 3 mitos sobre a amamentação

3 fatos e 3 mitos sobre a amamentação

A amamentação é um momento de intimidade entre mãe e filho e oferece diversos benefícios físicos e emocionais aos dois. Para as mães, acelera a perda de peso, eleva a autoestima e reduz a incidência de doenças, para os bebês, é fonte de nutrição, desenvolvimento e saúde.

Mesmo comprovados os benefícios do leite materno para o bebê e do aleitamento para a mãe, existem muitas afirmações equivocadas sobre o assunto. Pensando nisso, separamos 3 fatos e 3 mitos sobre a amamentação para serem esclarecidos. Confira abaixo.

O leite materno é fraco para nutrir o bebê

MITO. Em condição normal de saúde da mãe ou mesmo havendo variação de cor, o leite do peito é sempre de qualidade. Quando o bebê começa a sugar, o leite materno tem maior proporção de água, é o leite denominado “anterior”. Após alguns minutos de mamada, começa a descer o leite “posterior”, mais rico em gordura e nutrientes, permitindo que o bebê ganhe peso e fique satisfeito por mais tempo.

Composto 97% por água, o leite é digerido pelo organismo do recém-nascido com rapidez, fazendo com que necessite de mamadas mais frequentes. Porém, isso não significa que o leite é fraco. Vale ressaltar que o leite materno contém tudo que o bebê precisa para crescer forte e saudável, indicado como alimentação exclusiva até os seis meses de vida e recomendado até os dois anos.

A produção de leite está relacionada ao tamanho das mamas

MITO. A quantidade de leite produzido pela mãe é determinada pelo hormônio prolactina. O que influencia no tamanho ou formato é o tecido gorduroso que há ao redor das mamas. O volume de leite também está relacionado à frequência da amamentação: quanto mais o bebê mama, mais o corpo entende que precisa continuar produzindo leite.

A amamentação estabelece um vínculo afetivo entre mãe e filho

VERDADE. Ter a possibilidade de amamentar o filho é uma experiência enriquecedora para ambos ao longo do desenvolvimento da criança. Por isso, é muito importante que a mãe observe e converse com o pequeno durante todo o processo de amamentação, evitando inclusive distrações. Estar presente de corpo e alma nesse momento é uma forma de fortalecer o vínculo afetivo.

cuidado de mãe amamentação - SEPAC

Quem coloca silicone não pode amamentar

MITO. Com os métodos modernos utilizados atualmente, a prótese mamária não costuma interferir na amamentação, desde que durante a cirurgia sejam preservadas as estruturas das mamas. De fato, algumas técnicas invasivas podem influenciar na saída e retirada do leite, mas nunca na qualidade dele.

A alimentação da mãe interfere no leite

VERDADE. Os bebês estão expostos aos hábitos alimentares da mãe ainda no útero. Em geral não há necessidade de mudar a dieta, porém, é importante que a mulher mantenha uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos leves e beba bastante líquido nesse período. Bebidas alcoólicas ou cigarros são contraindicados e medicamentos só devem ser tomados com orientação profissional.

Amamentar faz bem para a saúde da mãe

VERDADE. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, estudos recentes apontam que um dos benefícios da amamentação é a redução do risco de câncer de mama. Estima-se que, a cada 12 meses de aleitamento, as chances de complicações na mama diminuem em 5%. Isso ocorre devido ao nível de estrogênio no organismo da mulher, que se estabiliza durante o período de amamentação. Quanto mais prolongada for a amamentação, maior a proteção para a mãe e o bebê.

importância leite materno - SEPAC

Recomendações para quem está amamentando

  • Consuma regularmente frutas e alimentos ricos em fibras. Evite doces e produtos muito gordurosos;
  • Tome bastante água durante todo o período de amamentação, ela representa a maior parte da composição do leite;
  • Não consuma álcool. O composto é absorvido pelo corpo da mãe e passado pelo leite para a criança;
  • Evite dietas restritivas e tampouco deixe de se alimentar bem visando emagrecer, essa fase é muito importante para a criança. O peso adquirido durante a gestação pode ser perdido posteriormente com o auxílio de um profissional especializado.

Leia também: A importância dos animais de estimação para a vida das pessoas

A BabyBoo é uma linha de fraldas infantis da SEPAC, que procura levar mais conforto e segurança para seu bebê, todos os dias e em todas as fases.

Acesse nosso site: www.linhababyboo.com.br

Deixar um comentário