Universo do Cuidado

30. março 2021

A importância da amamentação até os seis meses do bebê

A importância da amamentação até os seis meses do bebê

A amamentação até os seis meses de vida é essencial para o desenvolvimento da criança, sendo responsável pelo crescimento do bebê e para a geração de anticorpos importantes. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que o leite materno seja o alimento exclusivo durante os primeiros meses da criança.

As mães também têm vantagens ao amamentar, pois o hábito reforça a conexão tão especial com o filho e ajuda na recuperação pós-parto. Neste post, listamos alguns benefícios do aleitamento nos primeiros meses de vida do bebê.       

Benefícios da amamentação até os seis meses

  • Especialmente durante as primeiras semanas, o leite materno fornece a nutrição necessária para o desenvolvimento do bebê.
  • O leite também carrega os anticorpos da mãe, aumentando a imunidade da criança contra infecções.
  • Aos dois meses de vida do bebê, o aleitamento materno reduz significativamente a propensão a desenvolver alergias alimentares.
  • Entre o terceiro e o quarto mês, a amamentação reduz as chances de o bebê ter asma e outros problemas respiratórios.
  • Aos seis meses de vida, o leite é essencial para o desenvolvimento físico do bebê. É também uma maneira de atenuar desconfortos do crescimento, como cólicas e o aparecimento dos dentes.

Amamentar é importante para o desenvolvimento em longo prazo

Especialistas afirmam que amamentar a criança durante os seis primeiros meses oferece benefícios tão duradouros que se refletem ao longo de toda a vida. Assim, crianças que recebem o leite materno tendem a ter menos problemas de saúde no futuro, como hipertensão, diabetes, colesterol alto e obesidade.

Além disso, a amamentação está ligada à saúde mental e ao comportamento. Estudos indicam que a dieta exclusiva com o leite materno nos primeiros meses faz com que o bebê desenvolva na vida adulta altos níveis de neurotransmissores relacionados ao bem-estar e a um bom desempenho nos estudos.

Como vimos, o leite materno é o alimento mais completo que um bebê pode consumir e deve ser priorizado no mínimo durante os primeiros meses até fase de introdução alimentar.

Leia também: Benefícios da amamentação para a saúde da mãe

A BabyBoo é uma linha de fraldas infantis da SEPAC, que procura levar mais conforto e segurança para seu bebê, todos os dias e em todas as fases.

Acesse nosso site: www.linhababyboo.com.br

Deixar um comentário