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18. maio 2021

Como dormir bem durante a gravidez?

Como dormir bem durante a gravidez?

Para muitas mulheres, dormir bem durante a gravidez pode ser um desafio, já que o corpo está se adaptando para abrigar o bebê conforme ele se desenvolve. Em geral, a barriga pesa e pressiona a bexiga, o bebê se movimenta e são comuns os relatos de dores nas costas e nas pernas. Além disso, a ansiedade nesse período pode ocasionar insônia e mudanças no padrão de sono, principalmente nos últimos dias da gestação.

O motivo dessas mudanças são principalmente as alterações hormonais comuns da gestação e a evolução do bebê até o momento do parto. São fatores que interferem no descanso das grávidas, fazendo com que haja dificuldade para encontrar uma posição adequada e adormecer.

Porém, sabe-se que boas noites de sono são fundamentais para a saúde. Felizmente, existem algumas maneiras de aliviar o desconforto e ajudar a futura mãe a dormir bem durante a gravidez. Confira a seguir.

O que fazer para dormir bem durante a gravidez?

Estabeleça uma rotina

Ter uma rotina regular de descanso é essencial. Portanto, faça uma preparação antes de deitar: desconecte-se de aparelhos eletrônicos, vista uma roupa confortável e procure fazer atividades relaxantes até o momento de ir para a cama. Além disso, busque dormir sempre no mesmo horário. Isso também vale para depois que o bebê nascer, pois a rotina de ninar a criança faz com que ela se acostume a dormir durante a noite toda.

gestante lendo sobre como dormir bem - SEPAC

Pratique técnicas de relaxamento

Para dormir bem na gravidez, realizar frequentemente exercícios de relaxamento pode ajudar. Alongar-se ou praticar ioga durante a gestação, por exemplo, alivia tensões e dores. Atividades como a meditação, que trabalham a consciência respiratória, também são eficazes para melhorar o sono. Fazer uma automassagem é outra boa forma de aliviar dores e reduzir a ansiedade.

Dicas para dormir com mais conforto durante a gravidez

  • Evite fazer as refeições perto do horário de dormir
  • Antes de deitar, evite ambientes muito claros e com barulho
  • Caso acorde de madrugada, feche os olhos e concentre-se na sua respiração
  • Adote o hábito de dormir de lado e com os joelhos dobrados
  • Neste caso, evite dormir sobre a parte direita do corpo, pois o bebê pode pressionar uma veia importante e ocasionar tontura e má circulação
  • Para dormir confortavelmente, coloque um travesseiro entre as pernas ou invista em um travesseiro para gestantes
  • Para se levantar da cama de manhã, sente-se empurrando os seus braços contra a cama, evitando a pressão no abdômen

Com essas dicas você poderá ter noites de sono mais confortáveis e reparadoras, aumentando a disposição para organizar a chegada do bebê.

Leia também: O que é ou não permitido fazer durante a gravidez

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