Universo do Cuidado

20. abril 2021

O que é ou não permitido fazer durante a gravidez

O que é ou não permitido fazer durante a gravidez

É essencial manter hábitos saudáveis para ter uma gestação tranquila. Diante de tal preocupação, é bastante comum surgirem dúvidas sobre o que precisa ser evitado nesse período. Por isso, listamos alguns tópicos do que é ou não permitido durante a gravidez. Confira a seguir!

Procedimentos estéticos

Mulher gestante penteando o cabelo em frente ao espelho - UNIVERSO DO CUIDADO

Tingir o cabelo

Somente a partir do quarto mês de gestação é permitido tingir o cabelo, mesmo com tintas sem amônia na composição. Durante toda a gravidez, é indicado evitar escovas progressivas, permanentes e alisamentos, pois os componentes podem ser absorvidos pelo organismo e causar problemas de saúde para o bebê. Também é recomendável não clarear os pelos do corpo, pois a química dos produtos utilizados pode provocar irritações na pele, já que o organismo fica mais sensível nesse período.

Pintar as unhas

Durante a gravidez, as mães podem pintar as unhas das mãos e dos pés e remover a cutícula, sem problemas. Mas é bastante importante não esquecer de dar atenção à higiene dos acessórios. O ideal é que a gestante entregue à profissional de unhas o seu próprio kit de tesoura e alicate, evitando possíveis contaminações, ou se certifique de que o estabelecimento possui processos de esterilização dos materiais com autoclave.

Massagens

As grávidas podem sim fazer massagens de relaxamento ou drenagens linfáticas para melhorar a circulação, que costuma ser prejudicada nesse período. Porém é necessário comunicar um médico sobre esses procedimentos e realizá-los com um fisioterapeuta certificado, que conheça os movimentos corretos para evitar lesões vasculares.

Alimentação durante a gravidez

Grávida se alimentando de forma saudável - UNIVERSO DO CUIDADO

Café

O consumo de cafeína durante a gravidez agrava os sintomas de queimação no estômago, comum entre as gestantes. Além disso, o café tem substâncias estimulantes que podem deixar tanto a mãe como o bebê mais agitados e interferir no seu crescimento. Assim, indica-se evitar ao máximo a ingestão de café, tomando apenas versões descafeinadas.

Peixe cru

Pratos com peixes crus, como os da culinária japonesa, devem ser evitados pelas mamães. Inclusive, é recomendável não ingerir qualquer carne crua durante todas as fases da gestação, pois nas etapas anteriores ao consumo esses alimentos podem não ter sido higienizados adequadamente, contendo germes e bactérias. Por isso, as grávidas devem comer apenas carnes que tenham sido cozidas.

Esforços físicos na gestação

Gestante praticando exercício em casa - UNIVERSO DO CUIDADO

Musculação

Embora muitos pensem que a gestante deve parar de se exercitar durante o período, médicos afirmam que é ótimo para a saúde da mãe que se mantenha ativa, podendo inclusive aliviar dores e ajudar na preparação do corpo para o momento do parto. Entretanto, é necessário ter supervisão adequada e evitar cargas altas de pesos, para não sobrecarregar a coluna. Além disso, é permitido carregar pesos leves no dia a dia, como sacolas de compras.

Andar de bicicleta

Desde que haja autorização médica e seja em baixa velocidade, é permitido pedalar durante a gravidez. Já andar de moto ou a cavalo não é recomendável, pois a movimentação do corpo pode causar alguma lesão, considerando que o aumento de peso nesse período pode deixar as juntas e articulações mais sensíveis. Além disso, motocicletas têm um risco alto de acidentes.

Natação

Grávidas podem entrar na piscina, desde que não façam movimentos com alto impacto, como mergulhar, escorregar em tobogãs e saltar. Também é importante atentar-se à temperatura da piscina, evitando a água acima de 38 °C, que pode causar queda de pressão e excesso de calor corporal.

É importante ressaltar que o acompanhamento médico precisa ser feito todos os meses durante a gravidez, para informar as mudanças percebidas e tirar dúvidas.

Leia também: 3 fatos e 3 mitos sobre a amamentação

A BabyBoo é uma linha de fraldas infantis da SEPAC, que procura levar mais conforto e segurança para seu bebê, todos os dias e em todas as fases.

Acesse nosso site: www.linhababyboo.com.br

Deixar um comentário