Universo do Cuidado

15. fevereiro 2019

Brincadeiras clássicas e o que elas podem ensinar

Brincadeiras clássicas e o que elas podem ensinar

Há brincadeiras que estão sempre presentes no dia a dia das crianças, passando de geração para geração. Essas atividades são fundamentais para o desenvolvimento e, além disso, para a criação de laços afetivos. Confira o que as brincadeiras clássicas podem nos ensinar!

Esconde-esconde

O esconde-esconde trabalha as noções matemáticas ao fazer com que a criança conte enquanto seus amigos se escondem e incentiva o uso da audição para tentar encontrá-los.

Passa-anel

Essa brincadeira aperfeiçoa o trabalho em equipe e desenvolve o respeito ao próximo, pois as crianças precisam se adequar ao tempo da outra para passar o anel e aceitar a escolha dela de quem ficará com o objeto.

Amarelinha

Amarelinha

Assim como o esconde-esconde, a amarelinha também desenvolve as noções matemáticas. Além disso, trabalha a memória e o equilíbrio da criança.

Pular elástico

Brincar de pular elástico ajuda na consciência corporal, na flexibilidade e na mobilidade da criança.

Jogo de sombras

Jogo de sombras

Utilizar as mãos e um foco de luz para representar objetos ou animais na parede estimula a criatividade para inventar formas e a imaginação para adivinhar o que é a sombra do outro.

Caça ao tesouro

A caça ao tesouro potencializa o raciocínio lógico, a sagacidade, a atenção aos detalhes, a paciência e a perseverança. Além disso, mostra aos pequenos que quando queremos alguma coisa, devemos batalhar por aquilo.

Bolinha de gude

Bolinha de gude

Essa brincadeira aborda a lateralidade e as noções matemáticas e ensina a lidar com a frustração de perder uma bolinha.

Cartas

Seja 21, buraco ou rouba-monte, os jogos de cartas estimulam o raciocínio matemático linear, as estratégias e a organização.

Stop

Stop é divertido e pode trazer muitos ensinamentos aos pequenos. Ao escolher as categorias e respostas, as crianças desenvolvem a interação e a comunicação. Ao buscar preencher os campos, elas exercitam o raciocínio e a memória. Também potencializam os conhecimentos matemáticos ao contar o alfabeto e marcar os pontos de cada rodada.

Conhece alguma outra brincadeira clássica que ofereça aprendizados aos pequenos? Conte para a gente!

 

Veja também: Benefícios de ensinar um segundo idioma ao seu filho

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

1 comentário

Deixar um comentário