Universo do Cuidado

27. setembro 2019

Ideias de brincadeiras sensoriais para bebês

Ideias de brincadeiras sensoriais para bebês

Nos primeiros anos de vida, o bebê desenvolve conexões neurais muito importantes. Por isso, é fundamental que os pais proporcionem brincadeiras e experiências sensoriais que contribuam para a atividade cerebral do pequeno. Confira algumas dicas na matéria!

Os pés do bebê

Quando falamos em descobertas sensoriais, logo pensamos nas mãos e na boca do bebê. Mas os pezinhos também ajudam a explorar o mundo! Caminhe com o bebê sobre a grama, a areia, folhas secas ou mesmo em casa, sobre tapetes, pedaços de algodão e toalhas secas ou úmidas.

Brincadeiras sensoriais para o bebê - BabyBoo

Cores e interação

Em um saco plástico com fecho hermético, coloque uma folha de papel-cartão branca, algumas gotas de tinta guache de diversas cores e macarrão cru. Essa atividade desperta a curiosidade da criança e tem a vantagem de manter tudo bem limpinho.

Outra ideia é utilizar uma garrafa plástica bem fechada para colocar água, óleo de bebê e algumas gotas de corante alimentício.

Brincadeiras sensoriais para o bebê - 2 - BabyBoo

Centro de atividades

Seja um tapete de atividades, um painel interativo ou uma cesta com diversos itens, objetos assim sempre irão chamar a atenção do bebê. O ideal é apresentar o máximo de peças e materiais para a criança explorar.

Brincadeiras sensoriais para o bebê - 3 - BabyBoo
Brincadeiras sensoriais para o bebê - 4 - BabyBoo
Brincadeiras sensoriais para o bebê - 5 - BabyBoo

Gruda e desgruda

Fixe um pedaço de papel adesivo na parede ou em uma porta de vidro e dê à criança pompons para que ela grude e desgrude. Outra ideia é fornecer ao bebê várias notas adesivas!

Arroz colorido

O arroz colorido é fácil de produzir e pode ser usado de diversas maneiras nas brincadeiras infantis.

  • Como fazer: para cada xícara de arroz, utilize uma colher de sopa de vinagre e algumas gotas de corante da cor desejada. Coloque tudo em um saco plástico com fecho hermético e misture bem. Deixe o arroz secar completamente.

Você pode utilizar o arroz para colocar dentro de brinquedos, garrafas plásticas, fazer colagens ou criar um tanque sensorial, em que a criança possa procurar objetos escondidos.

Brincadeiras sensoriais para o bebê - 6 - BabyBoo
Brincadeiras sensoriais para o bebê - 7 - BabyBoo
Brincadeiras sensoriais para o bebê - 8 - BabyBoo

Criar brincadeiras sensoriais para os bebês é muito fácil, pois eles estão conhecendo o mundo e são bastante curiosos. Use a criatividade e incentive o desenvolvimento do seu filho.

Veja também: Coisas que as crianças aprendem ao viajar

A BabyBoo é uma linha de fraldas infantis da SEPAC, que procura levar mais conforto e segurança para seu bebê, todos os dias e em todas as fases.

Acesse nosso site: www.linhababyboo.com.br

Deixar um comentário