Universo do Cuidado

18. outubro 2019

Os primeiros passeios do bebê

Os primeiros passeios do bebê

Os passeios com o bebê são bem-vindos desde os primeiros meses de vida. Entretanto, é fundamental ter alguns cuidados para garantir o bem-estar do pequeno. Confira na matéria.

Destinos

Até o terceiro mês, o indicado é evitar lugares fechados e com muitas pessoas, como supermercados, shoppings e restaurantes. Isso porque, nesta fase, o bebê ainda precisa tomar as principais vacinas que o protegem de doenças respiratórias, por exemplo.

Os primeiros passeios do recém-nascido - BabyBoo

Parques e a casa de familiares próximos são boas escolhas para os primeiros passeios do bebê. A partir do terceiro mês, os pais podem ampliar as opções gradativamente, incluindo a casa de amigos e programas culturais, entre outras.

Com seis meses, o pequeno já poderá acompanhar a família na maioria dos lugares.

Conforto

Sempre que possível, prefira sair com o bebê em horários do dia em que a temperatura esteja agradável. Em dias mais frios, certifique-se de que ele está bem agasalhado e, se necessário, leve uma manta. Já em dias mais quentes, lembre-se de passar filtro solar no pequeno e levar água para mantê-lo hidratado.

Nesses passeios perto de casa, o carrinho de bebê é essencial para o conforto da criança e da mamãe. Para os trajetos mais distantes, em que será necessário utilizar o carro, a cadeirinha é imprescindível para garantir a segurança da criança.

Conforto e segurança nos primeiros passeios do bebê - BabyBoo

Duração

A partir da segunda semana de vida, os passeios de 15 ou 20 minutos são suficientes para entreter pais e filhos, já que o recém-nascido precisa de 16 a 20 horas por dia para descansar em um ambiente tranquilo e silencioso. Esses períodos de repouso são fundamentais para o desenvolvimento do bebê.

A duração dos passeios pode aumentar conforme o crescimento da criança, mas sempre de maneira a respeitar a rotina do pequeno. Se os horários de comer, dormir e brincar forem alterados, o bebê pode ficar irritado.

Veja também: Ideias de brincadeiras sensoriais para bebês

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

1 comentário

Deixar um comentário