Universo do Cuidado

22. agosto 2018

3 vacinas indispensáveis para as grávidas

3 vacinas indispensáveis para as grávidas

Durante a gestação, é imprescindível que a mamãe verifique sua caderneta de vacinas e, se for o caso, coloque as doses em dia para prevenir problemas.

A imunização durante a gestação protege a mãe e o bebê, até que ele possa começar a vacinação infantil, por isso é parte fundamental dos cuidados.

Por que a vacina é importante na gravidez?

As vacinas estimulam a produção de anticorpos que são transferidos para o bebê por meio da placenta (na gestação) e pela amamentação (após o parto). Portanto, essa atitude é benéfica para ambos.

Por que a vacina é importante na gravidez

Confira quais são as três principais vacinas que toda gestante precisa tomar:

Influenza

Esta é uma das vacinas mais importantes durante a gestação, uma estratégia eficaz de proteção para a mãe e o bebê contra o vírus influenza. Um estudo demonstrou que os bebês de gestantes vacinadas apresentaram menos casos da enfermidade.

A dose pode ser prescrita em qualquer mês da gravidez ou em até 45 dias após o nascimento do bebê, para aquelas que não tomaram ao longo dos nove meses.

Tríplice Bacteriana

(dTpa – difteria, tétano e coqueluche)

A vacina dTpa protege contra a coqueluche e previne o tétano neonatal. A vacinação deve ser feita com idade gestacional acima de 20 semanas (preferencialmente entre 27 e 36 semanas). Essa vacina precisa ser aplicada em todas as gestações, independentemente de quando foi tomada a última dose.

Vacina tríplice bacteriana

Hepatite B

O bebê será imunizado contra a hepatite B assim que nascer. Entretanto, a vacina é importante para a saúde da mãe e, também, para evitar problemas em uma próxima gestação. Pode ser administrada a partir do segundo trimestre da gravidez, em 3 doses.

Caso desconheça se as suas vacinas estão em dia, procure um posto de saúde e verifique a necessidade de tomar doses de reforço. As vacinações dependem do histórico de cada mulher e precisam ser avaliadas pelo médico responsável pelo pré-natal.

 

Veja também: Dicas para prevenir manchas na pele durante a gravidez

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

1 comentário

Deixar um comentário