Universo do Cuidado

26. junho 2020

6 dúvidas comuns após o nascimento do primeiro filho

6 dúvidas comuns após o nascimento do primeiro filho

Com um bebê a caminho, é normal surgirem questionamentos referentes à rotina e aos cuidados com a criança. Confira seis dúvidas comuns após o nascimento do primeiro filho.

Como é o descanso pós-parto?

A recuperação neste momento dependerá da via de parto e das intervenções que foram feitas. Para as pacientes de parto vaginal e sem laceração, não há restrições de mobilização ou dieta. Já no caso da cesariana, as mães deverão permanecer em repouso relativo nas primeiras 12 horas, realizando pequenas caminhadas pelo quarto e corredor da maternidade após esse período, como forma de estimular o funcionamento intestinal e prevenir a trombose.

O que é o período do puerpério?

O “puerpério” é o nome dado aos 45 dias que sucedem o parto. É o período destinado ao retorno do corpo da mulher às suas condições pré-gestacionais – fisiológicas, hormonais e emocionais. Durante o puerpério, a paciente deve evitar atividades físicas.

Devo acomodar o bebê em seu próprio quarto?

Após o nascimento, o bebê está muito dependente dos pais, principalmente da mãe, necessitando de cuidados constantes. Por isso, indica-se deixar o recém-nascido no carrinho ao lado da cama do casal, devido à comodidade durante este período. Passados os primeiros trinta dias, o ideal é que o bebê possa dormir no próprio quarto, estimulando a independência dele.

primeiro filho - SEPAC

Será que o bebê vai dormir bem?

Esta é uma informação que varia em cada caso, mas, em média, um bebê dorme entre 16 e 20 horas por dia até o seu primeiro ano de vida. Existem também fatores externos que influenciam no período de sono, como excesso de estímulos e as informações recebidas ao longo do dia.

Como estimular meu filho no primeiro ano?

Estudos apontam que, durante o primeiro ano de vida do bebê, o melhor estímulo é o contato com os pais através da fala e da rotina estabelecida. Os brinquedos também exercem papel importante neste momento, mas devem conter o selo de qualidade do Inmetro e serem próprios para a faixa etária. Na hora da escolha, opte por aqueles com cores vibrantes, formas e texturas diferentes e que sejam leves, sem pontas e fáceis de limpar.

Como organizar a nova rotina?

Este é o momento de respeitar o próprio corpo, estabelecer limites e definir objetivos. O ideal é criar metas de curto, médio e longo prazo, que incluam desde tarefas do dia a dia até compromissos com o bebê.

Lembre-se, cada criança irá crescer e se desenvolver no seu tempo e à sua maneira.

Leia também: O que muda no corpo da mamãe após o parto

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário