Universo do Cuidado

23. setembro 2019

As mudanças no umbigo durante a gestação

As mudanças no umbigo durante a gestação

Durante a gravidez, o corpo da mamãe passa por diversas mudanças, e com o crescimento da barriga, o umbigo também tem algumas alterações. Confira na matéria!

Por que ocorrem as mudanças

O crescimento acelerado do útero pressiona a musculatura do abdome. Como a parede abdominal na região do umbigo é mais fina, acaba sendo mais empurrada para fora do que o restante da barriga.

As mudanças no umbigo

As alterações mais comuns são:

  • Achatamento: com o passar dos meses, a pele da barriga estica, fazendo com que o umbigo pareça achatado ou menor.
  • Saliência: entre o segundo e o terceiro trimestre da gestação, ocorre a inversão do umbigo, um processo indolor que faz com que o umbigo “aponte para fora”, ficando saliente.
  • Linha alba: é uma linha escura e vertical, que vai do umbigo ao púbis. Ela aparece durante a gestação por causa das alterações hormonais comuns deste período.

Quando ele volta ao lugar

As mudanças no umbigo podem variar entre as mulheres. As mamães que têm a pele mais firme, por exemplo, podem não notar as alterações.

Após o parto, o útero começa a diminuir, retornando para o seu tamanho normal. Como resultado, o umbigo também volta a ser como era antes da gestação.

Incômodo no umbigo

Algumas mamães podem sentir incômodo ao tocar o umbigo. Isso acontece devido ao crescimento rápido da barriga, que impossibilitou a pele de se adaptar à mudança.

Além disso, o contato do umbigo com o tecido pode causar irritação e acentuar o desconforto. Nestes casos, recomenda-se que a mamãe utilize roupas leves e confortáveis ou colocar uma bandagem para proteger o local.

Aplicar cremes e hidratantes durante toda a gestação também pode amenizar os sintomas.

Veja também: O que é gravidez a termo

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

2 Comentários

Deixar um comentário