Universo do Cuidado

27. novembro 2019

Benefícios da amamentação para a saúde da mãe

Benefícios da amamentação para a saúde da mãe

Além dos diversos benefícios do aleitamento para os bebês, é fundamental que as mamães saibam o quanto amamentar é importante para a sua própria saúde. Confira na matéria alguns benefícios.

Vínculo afetivo com o bebê

Ter a possibilidade de amamentar o filho é enriquecedor para ambos ao longo do desenvolvimento da criança. Por isso, é muito importante que a mamãe observe e converse com o pequeno durante toda a amamentação, evitando se distrair. Procure estar presente de corpo e alma nesse momento tão bonito para fortalecer o vínculo afetivo entre vocês.

Liberação de ocitocina

Quando se está amamentando, a ocitocina é liberada em maiores quantidades. Este hormônio é responsável pela contração do útero, que naturalmente sangra após o parto por cerca de três a seis semanas. A liberação de ocitocina faz com que o útero volte ao seu tamanho normal com mais rapidez, diminuindo o sangramento.

Benefícios da amamentação para a saúde da mamãe - BabyBoo

Previne complicações na mama e no ovário

Estudos recentes apontam que um dos benefícios da amamentação é a redução do risco de câncer de mama. Estima-se que, a cada 12 meses de aleitamento, as chances de complicações na mama diminuem em 4,3%. Isso porque o nível de estrogênio no organismo da mamãe se estabiliza durante o período de amamentação.

Além disso, também pode auxiliar na prevenção de complicações no ovário em até 30% se as mulheres amamentarem por mais tempo.

Perda de peso

Amamentar colabora para a perda de peso, pois para produzir o leite materno o corpo gasta bastante energia. Por outro lado, também é comum sentir mais fome. Por isso, para potencializar a redução de peso nesse período, é importante ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas.

Veja também: Cuidados com a saúde no período pós-parto

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

2 Comentários

  • Valeria Martins

    novembro 28, 11 2019 06:29:58

    Gostei muito dessa fralda ,nunca tinha visto essa marca ,fui em uma feira de bebê em Curitiba e parei pra ver a demonstração da equipe , achei muito boa localizei na minha região onde encontrar a marca adiquiri , muito boa mesmo.
    Parabéns

    • Universo do Cuidado

      novembro 29, 11 2019 04:11:54

      Obrigado pela preferência, Valeria!

Deixar um comentário