Universo do Cuidado

10. outubro 2018

Gestantes podem fazer mamografia?

Gestantes podem fazer mamografia?

Outubro é o mês da prevenção ao câncer de mama, época de reforçar a importância dos exames periódicos para a saúde da mulher. Uma das principais formas de diagnosticar nódulos é pela mamografia, técnica realizada com um aparelho de raio X para estudar a estrutura do tecido mamário.

 

Quem deve fazer a mamografia?

O recomendado é que mulheres acima de 40 anos façam a mamografia anualmente e, em caso de histórico familiar de câncer, iniciem aos 35, a fim de detectar sinais precoces da doença e verificar a necessidade de tratamentos. Com o aumento do número de gestantes nesta faixa etária, uma dúvida muito comum é quanto à possibilidade de fazer o exame durante a gravidez.

 

Radiação é prejudicial ao feto?

A radiação utilizada na mamografia pode ser prejudicial ao feto, principalmente nos primeiros meses de gestação, portanto, o teste não é indicado para mulheres grávidas. O ideal é que haja um planejamento da gravidez e a mulher se submeta ao exame antes mesmo da fecundação, realizando o autoexame com frequência até o término da fase de lactação. A contraindicação também é válida para lactantes, pois nesse período as mamas apresentam uma estrutura diferente da habitual, dificultando a leitura.

 

Ultrassom para gestantes

Gestantes podem fazer mamografia - BabyBoo

Caso perceba o surgimento de algum nódulo, o ultrassom é o exame orientado – já que as ondas sonoras emitidas pelo aparelho de ultrassonografia não prejudicam a formação do bebê – e, em caso de extrema necessidade, uma biópsia. Apenas quando houver suspeita concreta de câncer é que a mamografia pode ser realizada em gestantes. Nesse caso, uma manta de chumbo é posicionada sobre o abdômen da mulher para evitar qualquer tipo de dano à criança.

 

Pratique o autoexame!

O autoconhecimento e a realização periódica dos exames de prevenção são fundamentais para a saúde da mulher. Adquira este hábito e tenha acompanhamento médico frequente, dessa forma seu corpo estará preparado para a gestação e você poderá curtir tranquilamente esta fase tão única na vida.

 

Leia também: O que os bebês sentem na barriga da mãe?

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário