Universo do Cuidado

15. junho 2021

Mudanças nos cabelos durante a gravidez

Mudanças nos cabelos durante a gravidez

Entre as várias alterações corporais que precedem a chegada do bebê, muitas mulheres apontam mudanças nos cabelos durante a gravidez. Em geral, os fios se tornam mais cheios e sedosos, mas esse período é seguido de uma diminuição do volume no pós-parto.

As alterações se devem a ajustes dos hormônios na gravidez, que influenciam diretamente as três fases habituais de crescimento dos cabelos: crescimento (anágena), fim do crescimento (catágena) e fase final (telógena), que é quando ocorre a queda dos fios. Na fase telógena, todas as pessoas, mesmo não gestantes, perdem diariamente por volta de 50 a 150 fios, que encerram o seu ciclo natural.

Na gestação, o estrogênio e a progesterona aumentam a circulação sanguínea, impactando positivamente o comportamento dos cabelos. Ainda, com a redução dos hormônios masculinos, é possível identificar uma diminuição na oleosidade e na queda dos fios durante a gravidez. Por isso, a mulher tende a ficar com os cabelos mais saudáveis e bonitos.

Os cabelos durante a gestação

Nos primeiros meses de gravidez, como citado, muitas gestantes notam aumento no volume dos cabelos. Isso porque há redução do número de fios que caem regularmente, já que os hormônios influenciam os folículos capilares a permanecerem por mais tempo que o natural. Outra mudança desse período é uma maior espessura dos fios que nascem, contribuindo para a sensação de cabelos mais cheios.

Cabelos no pós-parto

mulher escovando os cabelos em frente ao espelho

Entre o primeiro e o quinto mês do período pós-parto, é geralmente possível perceber uma queda mais intensa dos cabelos. Isso é esperado, pois, novamente, o corpo está reajustando os níveis hormonais e liberando os fios que se prolongam na fase catágena e passam para a telógena. Com o acompanhamento de um dermatologista, é possível amenizar esses efeitos por meio de suplementos para cabelos e unhas, as quais também tendem a ficar mais fracas nesse período.

Mesmo com as mudanças previstas, mantenha os cuidados com os cabelos durante a gravidez. Assim, prefira utilizar shampoos e condicionadores sem sulfato e evite produtos com muitos químicos, como tinturas e alisadores.

Leia também: O que é ou não permitido fazer durante a gravidez

A BabyBoo é uma linha de fraldas infantis da SEPAC, que procura levar mais conforto e segurança para seu bebê, todos os dias e em todas as fases.

Acesse nosso site: www.linhababyboo.com.br

Deixar um comentário