Universo do Cuidado

06. maio 2020

Qual a melhor posição para as mamães dormirem durante a gestação

Qual a melhor posição para as mamães dormirem durante a gestação

Adaptar-se à nova dimensão e ao funcionamento do corpo é uma das situações que as mulheres enfrentam durante o período de gestação. Por consequência, neste período, uma das perguntas mais frequentes das futuras mamães é se existe uma posição correta para dormir. Levando isso em consideração, preparamos um post para esclarecer a dúvida. Acompanhe!

“Durante a primeira metade da gravidez, não há problema em dormir de barriga para cima. Mas, conforme o bebê vai crescendo e a gestação avança, o mais aconselhável é dormir virada para o lado, se possível o esquerdo“, afirma a Dra. Eleonora Fonseca, obstetra e integrante do Conselho Médico do BabyCenter.

Segundo a especialista, a posição é recomendada porque médicos observaram que durante o trabalho de parto (deitada de lado, sobre o lado esquerdo) é a que mais proporciona conforto para a mãe e oxigenação para a criança, ou seja, está diretamente ligada à circulação do sangue da gestante, que é favorecida nesta postura.

sono tranquilo gravidez - SEPAC

“A artéria aorta, que leva o sangue em direção ao corpo, desce pelo lado esquerdo da coluna. Já a veia cava inferior, que traz o sangue da perna de volta para o coração, passa pelo lado direito. Conforme o útero vai crescendo, ele exerce um fator de compressão dos vasos sanguíneos da pelve e depois inclusive da própria veia cava inferior”, esclarece o Dr. Alexandre Pupo, ginecologista do Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein.

Segundo Alexandre, essa “pressão” costuma acontecer depois do sexto mês da gestação, que é quando o útero aumenta e ultrapassa a altura do umbigo. “Gradativamente vai ficando mais difícil da gestante dormir do lado direito, ou de barriga para cima ou de barriga para baixo, pois o útero vai comprimir a veia cava, diminuir o retorno de sangue da perna para o coração, e isso fará com que diminua a saída de sangue do coração, o que chamamos de débito cardíaco”, acrescenta.

Embora as mamães tendam a se sentir mais confortáveis deitando-se do lado esquerdo, não há problemas em se deitar do lado direito ou de barriga para cima. Além disso, cada gestante é única e nem sempre a posição recomendada funciona para todas. “Caso uma mulher no sexto mês ou mais de gestação acorde e perceba que está de bruços, não há motivo para se preocupar. O bebê está extremamente protegido dentro do útero e não se machucará nessa posição. E, se você acordar e perceber que está de barriga para cima, simplesmente vire de lado e volte a dormir”, diz a obstetra Eleonora.

Evidências médicas indicam que a posição ideal para uma gestante dormir é deitar-se de lado, em especial o esquerdo. Entretanto, não é uma regra para todas as futuras mamães, visto que cada corpo reage de uma maneira diferente.

Leia também:  Dicas para uma boa convivência entre gestantes e animais de estimação

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário