Universo do Cuidado

12. janeiro 2021

5 plantas que ajudam a respirar melhor

5 plantas que ajudam a respirar melhor

As plantas utilizadas na decoração de ambientes são capazes de agregar charme e proporcionar mais contato com a natureza. Mas você sabia que os benefícios vão muito além da beleza? Algumas delas possuem a capacidade de purificar o ar.

Durante a fotossíntese, as plantas absorvem a luz solar e os gases do ambiente através dos poros nas folhas e raízes, para então liberar oxigênio e umidade. Essa transpiração permite que o ar do local seja renovado de maneira natural. Todo esse processo torna importante a presença de plantas dentro de casa. No post de hoje, conheça algumas espécies que embelezam e ajudam a respirar melhor.

Jiboia

Com folhas em formato de coração, resistente e fácil de cuidar, a jiboia (Epipremnum pinnatum) é uma planta versátil e se adapta facilmente ao ambiente. Quando cultivada em áreas externas, pode se transformar em uma linda cerca viva. Dentro de casa é mais modesta, comumente cultivada em vasos pendentes ou no chão.

A folhagem vistosa e brilhante com manchas amareladas é uma das características principais desta planta, capaz de filtrar o monóxido de carbono do ambiente, melhorando significativamente a qualidade do ar.

Considerada uma planta tropical, a jiboia é de fácil manutenção e gosta de água e calor. Recomenda-se sol pleno ou à meia-sombra e rega duas vezes por semana, com o aumento da frequência em períodos mais quentes.

decoração da casa com plantas - SEPAC

Aloe vera

A aloe vera, também conhecida como babosa, é utilizada há séculos para fins estéticos e medicinais. Capaz de filtrar benzenos e formaldeídos do ambiente, suas folhas exibem pequenas manchas amarronzadas quando a qualidade do ar não está ideal, indicando a necessidade de limpeza do local.

A babosa é uma planta que pode ser cultivada sob meia-sombra, mas adora ficar exposta ao sol. Indicam-se ao menos 8 horas de luz ao dia, regas sempre que o solo estiver seco e adubo rico em fósforo.

Samambaia

Planta volumosa e de fácil cultivo, a samambaia é uma espécie que adora o clima tropical de regiões quentes e úmidas. É uma ótima alternativa para a casa ou o apartamento devido a sua capacidade de filtrar as impurezas e umidificar o ambiente. Caso deseje ter uma samambaia, é necessário buscar um local fresco, bem iluminado e de preferência levemente úmido. As regas podem ser feitas em dias alternados, com adubação mensal.

mulher regando de plantas em casa - SEPAC

Lírio-da-paz

Muito popular na decoração de interiores, o lírio-da-paz é a escolha perfeita para quem deseja criar uma área verde e purificada em casa. Durante os períodos mais quentes do ano, suas folhas se abrem, revelando lindas flores brancas de formato alongado. Para cultivar o lírio, é necessário adicionar areia no fundo do vaso e, por cima da terra, acrescentar o adubo orgânico. As regas devem deixar o solo úmido, mas não em excesso.

Espada-de-são-jorge

Planta originária do oeste da África, a espada-de-são-jorge é uma espécie de fácil manutenção que apresenta coloração verde e nuances em amarelo. Possui a capacidade de absorver formaldeídos liberados pela madeira, tecidos sintéticos e carpetes, purificando o ar dessas substâncias e liberando oxigênio durante a noite. Resistente ao frio e ao calor, a espada-de-são-jorge pode ser plantada na terra ou em vasos individuais e apresenta ótima adaptação a solos áridos e ao calor tropical.

homem sorrindo com vaso de Espada-de-são-jorge

As plantas tornam os ambientes mais naturais e convidativos. Agora que você já conhece algumas das principais espécies que purificam o ar, coloque-as em casa e sinta a melhora na qualidade de vida.

Leia também: Séries e filmes sobre gravidez

A BabyBoo é uma linha de fraldas infantis da SEPAC, que procura levar mais conforto e segurança para seu bebê, todos os dias e em todas as fases.

Acesse nosso site: www.linhababyboo.com.br

1 comentário

Deixar um comentário