Universo do Cuidado

20. janeiro 2021

A importância dos animais de estimação na vida das pessoas

A importância dos animais de estimação na vida das pessoas

Os animais de estimação há bastante tempo fazem parte da vida das pessoas. Considerados muitas vezes como membros da família, podem ser sinônimo de mais bem-estar, carinho e companheirismo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), cerca de 44% dos lares brasileiros possuem pelo menos um pet.

Para os idosos, ter um animal promove a socialização, a responsabilidade e a motivação. No post de hoje, conheça a importância dos animais de estimação na vida das pessoas.

Incentivam a prática de atividades físicas

Ter um animal de estimação, em especial um cãozinho, estimula a prática de atividades físicas, uma vez que são recomendados passeios regulares com o pet. Além de exercitar o corpo, é uma ótima oportunidade para tomar sol e respirar ar puro. Esse pode ser o primeiro passo rumo a uma rotina mais saudável.

Melhoram o humor

A presença de um animal reduz a sensação de isolamento social e permite que as pessoas se sintam mais úteis, o que é particularmente benéfico para idosos. Ser responsável pelo bem-estar de um cão ou gato ainda colabora para o desenvolvimento afetivo, através do vínculo diário.

benefício gato para idosos - SEPAC

Estimulam o convívio social

Passeios e caminhadas podem se tornar frequentes com a chegada de um animalzinho, permitindo que o responsável conheça novos lugares e estreite os laços sociais com outras pessoas. É uma boa maneira de ter uma participação mais ativa no bairro ou comunidade.

Desenvolvem a responsabilidade

Manter um pet em casa envolve uma série de cuidados diários: passeios, banhos, higiene, alimentação e exercícios. Assumir esse compromisso desenvolve a responsabilidade por parte do dono e pode ser uma ótima lição de compromisso para as crianças.

cuidado animal de estimação - SEPAC

Com um animal de estimação você pode:

  • Passear no parque
  • Começar uma nova amizade
  • Ensinar/adestrar
  • Tirar um cochilo
  • Conversar
  • Brincar
  • Passar o tempo

Prazer e alegria

A troca de afeto entre humanos e animais eleva a produção de serotonina e dopamina no corpo, substâncias responsáveis pela sensação de prazer e alegria. Além disso, esta relação de carinho é capaz de reduzir o nível de cortisol, hormônio que ajuda a controlar o estresse e o funcionamento do sistema imunológico.

Os animais de estimação são excelentes companhias e trazem diversos benefícios, impactando inclusive no desenvolvimento social e na saúde das pessoas. Em pouco tempo é possível observar na família as mudanças positivas trazidas pelos pets.

Leia também: 5 plantas que ajudam a respirar melhor

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário