Universo do Cuidado

02. fevereiro 2021

Dicas para deixar a casa arejada no verão

Dicas para deixar a casa arejada no verão

Com as altas temperaturas do verão, buscar formas de amenizar o calor é essencial para o bem-estar. Nesse sentido, algumas atitudes simples, como escolher corretamente os móveis, as cores e os tecidos, ajudam a baixar a temperatura e melhorar a circulação de ar nos ambientes. No post de hoje, saiba como deixar a casa mais fresca através de mudanças na decoração.

Favoreça a circulação de ar

Manter as portas e janelas abertas pode ser uma ótima solução para tornar o ambiente mais fresco e agradável. Isso porque forma-se uma corrente contínua no local, desde que o ar tenha por onde entrar e por onde sair.

Cores do ambiente

A escolha das cores também possui relação direta com a temperatura do local. Tons mais escuros tendem a absorver o calor durante o dia, enquanto cores neutras, como o branco, refletem a luz e evitam a sensação de abafamento. Roupas de cama também devem favorecer o conforto, por isso, recomenda-se a escolha de tecidos leves e frescos, de preferência 100% algodão, para não reterem calor ou suor.

ambiente refrescante verão - SEPAC

Utilize cortinas ou persianas

As cortinas e persianas são capazes de amenizar a sensação de abafamento nos períodos de incidência direta do sol. Por isso, avalie os momentos em que o clima é mais agradável para que o frescor da brisa resfrie o quarto. Indicam-se especialmente os horários da manhã e início da noite para manter as cortinas abertas. Em relação aos tecidos, uma dica é preferir os modelos leves e claros em vez dos escuros que absorvem mais o calor.

Faça uso correto dos ventiladores

A ventilação do ambiente é fundamental para reduzir a sensação de calor, e na ausência do ar-condicionado, os ventiladores são uma boa opção. O ventilador de teto pode ser ligado ao menos 30 minutos por dia para circular o ar. Já os modelos portáteis de mesa devem ser posicionados voltados de frente para a janela. Como de noite a temperatura externa é menor do que a interna, isso ajudará a empurrar o ar quente para fora e a trazer o ar mais frio para dentro.

Iluminação

As lâmpadas de LED, em comparação com os modelos incandescentes, são uma ótima solução para diminuir o calor dentro de casa. Além de serem mais eficientes, econômicas e durarem mais, elas liberam menos calor, favorecendo a temperatura interna do ambiente.

Insira plantas no ambiente

quarto arejado no verão - SEPAC

Plantas elevam a umidade do ar, contribuindo para a sensação de um ambiente agradável com temperatura amena. Quanto mais úmido for o local, menor a oscilação de temperatura durante o dia. Além disso, as plantas purificam o ar, tornam o espaço mais bonito e contribuem inclusive para a qualidade do sono.

Para um resultado de ainda mais frescor, dê preferência às espécies com folhagens grandes, que favorecem a transpiração da planta.

Agora que você já sabe como deixar a casa mais fresca durante os dias de calor, ficou ainda mais gostoso aproveitar o verão.

Leia também: 3 fatos e 3 mitos sobre a amamentação

A BabyBoo é uma linha de fraldas infantis da SEPAC, que procura levar mais conforto e segurança para seu bebê, todos os dias e em todas as fases.

Acesse nosso site: www.linhababyboo.com.br

Deixar um comentário