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16. fevereiro 2021

Os benefícios da hidroginástica para a saúde

Os benefícios da hidroginástica para a saúde

A hidroginástica é uma atividade de baixo impacto que combina aeróbica e natação, realizada em uma piscina com o auxílio de equipamentos. Entre as principais vantagens está a redução de impacto nas articulações das pernas, da coluna e dos quadris, além do fortalecimento de músculos do corpo.

Geralmente associado a um esporte da terceira idade, o exercício pode ser praticado por todas as faixas etárias, o que o torna uma excelente opção para aqueles que buscam sair do sedentarismo, manter-se em movimento ou melhorar o condicionamento físico. Conheça os benefícios da hidroginástica para a saúde.

Principais benefícios da hidroginástica

Na hidroginástica, as aulas costumam durar em média de 50 a 60 minutos, com a água na altura do peito e uma temperatura agradável de até 32 ºC. Alguns benefícios da prática são:

  • Aumenta a resistência muscular: devido à frequência da prática e à contração muscular ocasionada pelos movimentos, a atividade eleva a força dos músculos.                                                                                           
  • Melhora a flexibilidade: as articulações podem se mover de forma mais fácil através dos movimentos realizados embaixo da água.
  • Auxilia a coordenação motora: os movimentos são feitos de forma ritmada, acionando os membros opostos de maneira coordenada e elevando a capacidade motora.
  • Melhora a respiração: os exercícios exigem uma respiração mais profunda e controlada, elevando assim a capacidade respiratória.
  • Promove bem-estar: a prática regular tem benefícios psicológicos importantes, pois ajuda na socialização e na sensação de bem-estar.
  • Melhora a circulação: a pressão da água sobre o corpo auxilia a circulação do sangue.

Quem pode praticar

O exercício é adaptável a diferentes objetivos e indicado para pessoas de todas as idades. O uso de acessórios, por exemplo, depende muito da finalidade da aula, que pode variar entre força, equilíbrio e coordenação motora. Normalmente, os equipamentos mais usados são caneleiras, bastões, bolas, halteres flutuantes e pranchas.

hidroginástica para gestantes - SEPAC

Ideal para os dias quentes

Com o clima tropical durante quase todo o ano no Brasil, a hidroginástica é ideal para quem busca manter a prática de exercícios físicos mesmo no alto verão. Além de refrescante, a atividade acalma a mente, equilibra a respiração, possibilita gasto calórico e melhora a capacidade cardiorrespiratória e o tônus muscular.

Hidroginástica e gestação

A hidroginástica é altamente indicada para gestantes, pois além de reduzir o impacto dos movimentos sobre as articulações do corpo, a flutuação na água alivia o peso da barriga.

Os exercícios podem incluir alongamentos, aquecimentos e condicionamento aeróbico, que aumentam a energia, aliviam as dores da gestação e reduzem a incidência de diabetes gestacional. Os movimentos auxiliam ainda reduzindo o inchaço dos tornozelos, joelhos e pernas.

Ideal para a terceira idade

Com o passar dos anos, é comum aparecerem os primeiros sinais de fragilidade óssea e perda da massa muscular. Além de melhorarem esses aspectos, os exercícios contribuem para o condicionamento cardiorrespiratório, a coordenação motora, a flexibilidade, a força e o relaxamento, como já citado. Outras vantagens da hidroginástica para idosos é que ela reduz a incidência de varizes, controla a pressão arterial, melhora a concentração e a autoestima e eleva a sensação de bem-estar.

Lembre-se, porém, que a hidroginástica na terceira idade deve ser acompanhada sempre por um profissional qualificado, exigindo uma avaliação prévia do aluno antes de iniciar a prática.

hidroginástica para idosos - SEPAC

Recomendações

  • Comece a atividade devagar e aumente a intensidade gradativamente
  • Quanto mais baixo o nível da água, maior será o impacto da prática
  • Consulte um médico para avaliar se você está apto a realizar exercícios
  • Procure manter uma frequência de duas a quatro vezes por semana ou complemente a atividade com dias de caminhadas
  • Observe a respiração durante o exercício e tente mantê-la constante
  • Use hidratante corporal para combater o ressecamento provocado pelo cloro

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