Universo do Cuidado

29. dezembro 2020

Os benefícios da ioga para a vida

Os benefícios da ioga para a vida

A prática de ioga é uma das atividades mais recomendadas, capaz de promover saúde e qualidade de vida. Artrite, osteoporose, hipertensão arterial e depressão, por exemplo, podem ser minimizadas por meio dos exercícios. Além disso, idosos com boas habilidades físicas desempenham as atividades do dia a dia com muito mais autonomia. No post de hoje, conheça os benefícios da prática da ioga.

Reduz a chance de quedas

Exercícios de concentração, equilíbrio e postura contribuem para diminuir o risco de queda, mais frequente nessa fase da vida. A ioga trabalha diversas partes do corpo, como pernas e pés, oferecendo mais fortalecimento, sustentação e equilíbrio.

Apesar disso, devem ser consideradas outras soluções práticas para aumentar a segurança e evitar quedas, como faixas e tapetes antiderrapantes, corrimãos nas escadas e até mesmo plataformas elevatórias, dependendo de cada caso.

Fortalece os ossos

aula de ioga - SEPAC

Um estudo realizado pelo médico Loren M. Fishman, fisiologista da Universidade de Columbia (EUA) e especialista em medicina reabilitativa, apontou que algumas semanas de ioga melhoram a densidade óssea das vértebras e ajuda a manter os níveis de cálcio nos ossos.

Corrida e musculação também podem ajudar, mas uma vez que a ioga é uma atividade de baixo impacto, é mais recomendada para a terceira idade.

Aumenta a qualidade de vida

Bem-estar e relaxamento são alguns dos benefícios mais buscados que a prática promove. As posturas ativam o sistema nervoso parassimpático, melhorando o funcionamento do coração e a pressão sanguínea, bem como o trabalho dos intestinos e outros órgãos. Isso proporciona uma resposta muito relaxante ao corpo.

Melhora a concentração

Praticar ioga diariamente auxilia a capacidade cognitiva e a memória, uma vez que os exercícios de respiração e meditação melhoram a concentração e diminuem a presença de hormônios causadores de estresse e ansiedade.

Eleva a qualidade do sono

qualidade de vida - SEPAC

A ioga é considerada um exercício completo para o corpo e a mente, e tem ação benéfica sobre o descanso à noite. Assim, pessoas com insônia se beneficiam muito da combinação de posturas, respirações controladas e meditação.

Fortalece os pulmões

A ioga propõe exercícios que têm como objetivo reeducar as pessoas sobre a respiração e o controle das vias aéreas. Isso faz com que o pulmão passe a utilizar sua capacidade completa, melhorando a circulação e evitando problemas respiratórios.

Melhora a postura

As posições feitas na ioga exigem muita atenção às costas e à respiração e melhoram a consciência corporal. Além disso, o exercício fortalece a região abdominal e da lombar – possibilitando a correção da postura. Esse é um dos benefícios da ioga muito procurados por pessoas de todas as idades.

A ioga pode ser de grande auxílio para a vida, mas lembre-se que é fundamental consultar um médico especialista antes de realizar qualquer exercício. Dessa forma é possível avaliar quais são as atividades recomendadas para o seu tipo físico e quadro de saúde.

Leia também: 5 dicas de decoração da casa para pessoas alérgicas

A BabyBoo é uma linha de fraldas infantis da SEPAC, que procura levar mais conforto e segurança para seu bebê, todos os dias e em todas as fases.

Acesse nosso site: www.linhababyboo.com.br

Deixar um comentário