Universo do Cuidado

25. fevereiro 2021

Os benefícios da música para a mente e o corpo

Os benefícios da música para a mente e o corpo

A música faz parte da vida das pessoas. Através dos timbres, ritmos e melodias é possível lembrar de pessoas queridas, momentos marcantes e histórias especiais. Ouvir uma canção é muito mais do que uma forma de entretenimento, é quase uma terapia que acalma e faz bem para a saúde. Conheça os benefícios da música para a mente e o corpo.

Como a música age no cérebro

Prazer, calma, euforia e nostalgia são algumas das sensações experimentadas quando se ouve uma música. Diferentes ritmos são capazes de causar reações diversas. Isso acontece porque a música funciona como um tipo de “medicamento” para o humor, ativando campos específicos do cérebro e liberando a dopamina, neurotransmissor relacionado ao prazer e ao bem-estar.

Alivia sintomas de ansiedade e depressão

Um estudo realizado pelo Centro Hospitalar São João (Porto – Portugal) relatou que a música é capaz de reverter quadros de ansiedade e depressão quando o paciente ouve ritmos e melodias de que gosta. As ondas sonoras estimulam a comunicação entre as células cerebrais, fazendo com que produzam mais serotonina enquanto bloqueiam a sensação de desânimo.

Gestação saudável

Quando uma música é tocada para o bebê ainda na barriga da mãe, é comprovado que ocorre um aumento da atividade cerebral dele. Assim, estímulos sonoros e músicas relaxantes podem auxiliar no desenvolvimento da criança. Especialistas ainda acreditam que é possível para as mães reduzir alguns sintomas decorrentes da gestação, entre eles dores, ansiedade e cólica. Nessa fase, indica-se ouvir principalmente sons de natureza, canções de ninar ou música clássica, que transmitem relaxamento.

benefício música para gestantes - SEPAC

Melhora o humor

Ouvir uma música agradável é capaz de diminuir a produção de cortisol, o hormônio do estresse, que em altos níveis pode provocar ansiedade. Além disso, o estímulo musical ajuda a reduzir a frequência cardíaca e a pressão arterial, colaborando de maneira involuntária com o sistema cardiovascular.

Estimula a atividade física

Com relação às atividades físicas, a música certa pode tornar o exercício mais fácil e prazeroso. Isso porque a música age como um estímulo importante para quem se exercita, sendo capaz de distrair e disfarçar a sensação de fadiga.

Produtividade no trabalho

Pesquisas sugerem que as atividades no trabalho rendem mais ao som de canções prazerosas, pois o cérebro interpreta a música como um estímulo. Mas vale ressaltar que a recepção década pessoa é singular e varia de acordo com o tipo de trabalho e seu gênero favorito. A dica é fazer testes e ouvir trilhas variadas até encontrar uma que ajude você a melhorar a concentração e o aprendizado.

música no trabalho - SEPAC

Auxilia no sono

Uma trilha sonora relaxante antes de dormir é capaz de promover uma noite de sono tranquila e prazerosa. Ritmos lentos ajudam a reduzir as preocupações e combater a insônia. Já as músicas animadas são ótimas para o período da manhã, pois despertam a mente.

Outros benefícios da música para a saúde

  • Melhora a comunicação: canções propõem um modo alternativo de organizar ideias através dos tempos e cadências diferentes da fala
  • Ameniza preocupações: ao cantar, a pessoa se distrai de problemas e pode focar em outras coisas
  • Acalma: ideal para ouvir no trânsito
  • Aumenta a memória: a música estimula novos caminhos e conexões no cérebro
  • Promove o autoconhecimento: faz a pessoa descobrir novas sensações, emoções e sentimentos

Ouvir música pode surtir diversos efeitos, inclusive terapêuticos. Ela é capaz de motivar, alegrar e fazer refletir. Que tal estimular novos hábitos no dia a dia? Monte a sua playlist favorita e divirta-se!

Leia também: Os benefícios da hidroginástica para a saúde

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário