Universo do Cuidado

04. maio 2021

A importância de ter hábitos de autocuidado

A importância de ter hábitos de autocuidado

Reservar tempo diariamente para si pode fazer muita diferença para sua saúde física e mental. Os hábitos relacionados ao autocuidado são uma maneira de relaxar e se mostram cada vez mais importantes para quem busca melhorar a qualidade de vida. Confira a importância de adotar práticas voltadas a cuidar de você.

O que significa o autocuidado?

Também conhecido pelo termo em inglês self-care, trata-se do conjunto de práticas que promovem o bem-estar, o relaxamento e a atenção com a saúde. Com a rotina agitada, é muitas vezes comum negligenciar a si mesmo, seus sentimentos e emoções. Por isso, integrar o autocuidado ao cotidiano é uma maneira de se reconectar e descansar.

Casal praticando exercício como autocuidado

Os hábitos de autocuidado são capazes de melhorar a autoestima e a tomadas de decisões, pois a pessoa fica mentalmente fortalecida perante os desafios cotidianos. Essas práticas são também uma maneira de ter mais harmonia consigo e com o entorno, contribuindo com a capacidade de cuidar de si e do próximo.

Tipos de autocuidado

Físico – a prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada são exemplos de autocuidado físico, que visa promover a saúde do corpo.   

Emocional – refletir sobre os seus sentimentos e buscar o autoconhecimento, se possível com o acompanhamento de terapias, também faz parte do self-care.

Mental – relacionado aos aspectos cognitivos e ao conhecimento. Cultivar um hobby e reservar momentos para o lazer é essencial para recarregar as energias e estimular o relaxamento e a criatividade.

Mulher praticando autocuidado - UNIVERSO DO CUIDADO

Hábitos de autocuidado

Para agregar o autocuidado em sua rotina, busque momentos que permitam se concentrar apenas em você, deixando de lado por um tempo as questões externas. Confira algumas sugestões de práticas para incluir no dia a dia:

  • Atividades físicas – faça exercícios regularmente. Escolha atividades agradáveis e que desafiem você a melhorar o seu desempenho, como hidroginástica, corrida e outros esportes.
  • Higiene e beleza – os cuidados com a pele podem ser muito relaxantes. Assim, reserve tempo para fazer uma limpeza profunda, seguida de automassagem com cremes hidratantes.
  • Converse com os amigos – uma vida social ativa está permeada de momentos prazerosos e descontraídos. Portanto, mantenha o contato com os amigos e familiares, da maneira como for possível.
  • Durma bem – ter uma noite de sono restauradora é essencial. Por isso, procure estabelecer uma rotina noturna relaxante, incluindo hábitos como ler um livro para ajudar a descansar.
  • Tire uma folga – se possível, separe um dia da semana para sair da rotina e realizar atividades que estimulem o contato com a natureza. Também vale ficar em casa e tirar o dia para relaxar.

Leia também: 5 plantas que ajudam a respirar melhor

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário