Universo do Cuidado

06. julho 2021

O que é “journaling” e como fazer?

O que é “journaling” e como fazer?

O ato de escrever à mão em uma folha de papel pode ser muito benéfico para a saúde emocional e está se tornando uma prática constante de quem busca melhorar os hábitos de organização mental, cuidado e relaxamento. Confira o que é o journaling e como fazer.

O termo journaling é uma derivação de journal (“diário”, em inglês) e remete à prática de fazer anotações pessoais sobre acontecimentos do dia, emoções, pensamentos, sonhos e projetos. Assim, o journaling pode ser considerado um dos hábitos de autocuidado, essenciais na rotina.

Os benefícios de agregar essa prática à organização pessoal são vários. Ela permite estruturar os pensamentos e refletir sobre as situações diárias para que se tenha mais consciência sobre os afazeres e as próprias atitudes. Além disso, o journaling exercita a memória, a criatividade e o vocabulário e reduz a ansiedade.

Pesquisadores concluíram que a prática pode ainda fortalecer o sistema imunológico, desenvolver a autoconfiança e aumentar o índice de inteligência. Estudiosos da Nova Zelândia, por sua vez, descobriram que o ato de escrever para se expressar pode até curar doenças físicas mais rapidamente.

Existem várias formas de escrever o seu registro pessoal. Este pode ser simplesmente uma lista de afazeres diários, organizados por prioridade, ou uma descrição dos seus sentimentos e objetivos próximos e futuros. Também é possível exercitar uma escrita livre, anotando o que vem à mente.

Como fazer o “journaling”

Mulher organizando dia a dia em caderno de anotações

Reserve alguns minutos no início ou no fim do dia e anote em um caderno específico os pontos que você julga mais importantes em relação aos afazeres ou a si mesmo. É importante estar disposto a se expressar de maneira verdadeira. Lembre-se, esse registro é pessoal, não é necessário compartilhar suas anotações com outros, a não ser que você deseje. Como já mencionado, existem várias maneiras de fazer seu relato, experimente algumas para encontrar a que mais combina com você. Listamos abaixo alguns exemplos do que anotar:

  • Escreva motivos pelos quais você se sente grato
  • Anote as intenções para o dia
  • Liste as tarefas a serem desempenhadas
  • Planeje a semana
  • Registre os sentimentos do dia
  • Defina objetivos em curto prazo, para a próxima semana ou para aquele mês
  • Relate o dia que passou
  • Escreva livremente, sem seguir um roteiro

Ao praticar o journaling consistentemente, você perceberá muitos benefícios em seu cotidiano.

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